Trabalhando dengue na escola
Orientação para o professor
HISTÓRIA
· Trabalhe a origem e o desenvolvimento da dengue na Brasil;
· Levante os períodos epidêmicos da doença e relacione com fatos históricos, com períodos de governos, com eventos políticos, sociais;
· Trabalhe a biografia de sanitaristas: Oswaldo Cruz, Carlos Chagas.
GEOGRAFIA
· Trabalhe com um mapa mundi, mostrando a trajetória do mosquito;
· Trabalhe a dengue no mundo, no Brasil e na Região Nordeste mostrando as áreas de infestação;
· Trabalhe a idéia da globalização, da facilidade de comunicação, da mobilidade das pessoas, o que se assemelha à facilidade e mobilidade do mosquito.
CIÊNCIAS
· Trabalhe o ciclo de vida do Aedes aegypti, condições que favorecem a presença do mosquito;
· Trabalhe as progressões e sintomas da dengue, diferenciando uma da outra, citando os riscos;
· Trabalhe conceitos de ecologia e meio ambiente relacionado com o mosquito com água limpa e parada, lixo, o clima, a temperatura, outros mosquitos e ecossistema.
PORTUGUÊS
· Trabalhe com os alunos a partir de palavras relacionadas à dengue e o mosquito;
· Trabalhe pesquisa, construção e estudo de texto, história em quadrinhos;
· Trabalhe a elaboração de bilhetes, cartas, requerimentos a autoridades.
MATEMÁTICA
· Trabalhe com os alunos utilizando dados disponíveis na Secretaria Municipal de Saúde, obtidos diretamente ou pesquisa realizada pelos alunos;
· Use dados sobre casos de doença ocorridos no país, na Região Nordeste, em Alagoas e em nosso município.
ARTE
· Confecções de cartazes e panfletos sobre os dez mandamentos de como se evitar a dengue.
ENSINO RELIGIOSO
· Trabalhe a idéia de direitos e deveres de cidadania; direito a um ambiente saudável; direito aos serviços públicos: coleta de lixo, água tratada, assistência à saúde;
CIDADANIA
· Trabalhe a idéia de dever: manutenção da cidade limpa; acondicionamento do lixo, respeito ao código de postura municipal, responsabilidades dos proprietários; cobrança e pagamento de multas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário