quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Trabalhando a Campanha da Fraternidade 2013 na escola


Orientação para o professor

A Campanha da Fraternidade de 2013 tem como tema “Fraternidade e Juventude” – Eis-me aqui, envia-me e o seu objetivo geral é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz. “Dentro do sentido da palavra “acolher” está o valorizar, o respeitar o jovem que vive nesta situação de mudança de época e isso não pode ser esquecido”.

COLOCAR EM DISCUSSÃO ALGUMAS PERGUNTAS COMO:

A ECONOMIA E O JOVEM – Olhando a realidade

Ü O que você acha do fato de que o jovem brasileiro ser o terceiro maior empreendedor do mundo?
Ü Qual a importância da economia solidária e a economia de empreendedores para a inserção do jovem no universo da economia?
Ü O aumento do desemprego entre os jovens” o que se deve fazer diante desta situação?
Ü Quais são as consequências da inadimplência para os jovens?
Ü Qual a lei fundamental da economia cristã?
Ü Quais as principais influências do sistema econômico neoliberal sobre os jovens?
Ü Qual a importância entre a generosidade e a economia?
Ü  A igreja tem sido exemplo para a juventude no âmbito da economia?

Trabalhar:
î Leitura de textos e questionamento escrito e oral;
î Produção de texto;
î Debate, seminário, jornal falado, dramatização;
î Confecção de revista em quadrinhos, panfleto, cartaz, mural;
î Atividade com loteria pedagógica, cruzadinha, caça-palavra, acróstico, paródia, poema etc.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Trabalhando a Campanha da Fraternidade 2013 na escola


Orientação para o professor

A Campanha da Fraternidade de 2013 tem como tema “Fraternidade e Juventude” – Eis-me aqui, envia-me e o seu objetivo geral é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz. “Dentro do sentido da palavra “acolher” está o valorizar, o respeitar o jovem que vive nesta situação de mudança de época e isso não pode ser esquecido”.

COLOCAR EM DISCUSSÃO ALGUMAS PERGUNTAS COMO:

A POLÍTICA E O JOVEM – Olhando a realidade

Ü  Qual a importância do jovem na história política do Brasil?
Ü  Qual a importância do fortalecimento institucional da participação do jovem na política?
Ü  Quais os deveres dos jovens enquanto cidadãos?
Ü  O que significa democracia para o jovem hoje?
Ü  Como pensar na inclusão dos jovens na sociedade, através de politicas públicas?
Ü  Por que os jovens devem acreditar em um projeto coletivo?
Ü  Como enraizar os atos sociais dos jovens no evangelho?
Ü  Por que fazer parcerias e colaborar com iniciativas do poder público e da sociedade?
Ü  Quais os critérios que devemos adotar para colaborar e realizar parcerias?

Trabalhar:
î  Leitura de textos e questionamento escrito e oral;
î  Produção de texto;
î  Debate, seminários, jornal falado, dramatização;
î  Confecção de revista em quadrinhos, panfleto, cartaz, mural;
î  Atividade com loteria pedagógica, cruzadinha, caça-palavra, acróstico, paródia, poema etc.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Trabalhando a Campanha da Fraternidade 2013 na escola


Orientação para o professor


A Campanha da Fraternidade de 2013 tem como tema “Fraternidade e Juventude” – Eis-me aqui, envia-me e o seu objetivo geral é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz. “Dentro do sentido da palavra “acolher” está o valorizar, o respeitar o jovem que vive nesta situação de mudança de época e isso não pode ser esquecido”.

COLOCAR EM DISCUSSÃO ALGUMAS PERGUNTAS COMO:

A SOCIEDADE E O JOVEM – Olhando a realidade

Ü Por que o jovem deve ser protagonista na sociedade em que vive?
Ü Qual a importância da participação juvenil na segurança pública?
Ü Por que as mudanças sociais influenciam mais a juventude?
Ü O que significa a afirmação que 85% de mortes de jovens com menos de 24 anos ocorrem por causas externas?
Ü Quais as principais causas dessas mortes?
Ü Quais as principais finalidades da educação colocadas pela sociedade e a igreja?
Ü Quais as dificuldades encontradas pelos jovens para participar da vida pública?
Ü  Como a Pastoral da Juventude pode organizar a participação do jovem na sociedade?
Ü Qual a relação entre respeito pelas legítimas diferenças e os direitos humanos?
Ü Diante disso, como superar a discriminação e o preconceito em relação ao jovem?

Trabalhar:
î Leitura de textos e questionamento escrito e oral;
î Produção de texto;
î Debate, seminários, jornal falado, dramatização;
î Confecção de revista em quadrinhos, panfleto, cartaz, mural;
î Atividade com loteria pedagógica, cruzadinha, caça-palavra, acróstico, paródia, poema etc.

domingo, 6 de janeiro de 2013

06 DE JANEIRO – DIA DE REIS


O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do Oriente" que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".
Cada um dos reis magos saiu de sua localidade de origem, ao contrário do que pensamos - que viajaram juntos.
Baltazar saiu da África, levando para o menino mirra, um presente ofertado aos profetas. A mirra é um arbusto originário desse país, onde é extraída uma resina para preparação de medicamentos.
O presente do rei Gaspar, que partiu da Índia, foi o incenso, como alusão à sua divindade. Os incensos são queimados há milhões de anos para aromatizar os ambientes, espantando insetos e energias negativas, além de representar a fé, a espiritualidade.
Melchior ou Belchior partiu da Europa, levando ouro ao Messias, rei dos reis. O ouro simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.
Em alguns países, como Espanha, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim (erva) antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar. A tradição também consiste em comer Bolo-Rei, no interior do qual se encontra uma fava e um brinde escondidos. A pessoa que encontra a fava deve "pagar" o Bolo-Rei no ano seguinte.
Na França (agora também noutros países) come-se "Galette des rois" onde também encontram um brinde no seu interior, a galette também costuma trazer uma coroa, quem encontrar o brinde será rei e será coroado.
Em Portugal e também em outros países as pessoas que moram em pequenas terras costumam ir cantar os reis de porta em porta, as pessoas dão-lhes doces, salgados etc.
No Brasil esta tradição é comemorada com festas onde são servidos doces e comidas típicas das regiões. Há ainda festivais com Companhias de Reis (grupo de músicos e dançarinos) que cantam músicas referentes ao evento.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Temas relacionados com a Campanha da Fraternidade 2013


A Campanha da Fraternidade deste ano foi o tema da palestra realizada pelo presidente da Comissão para Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro, na tarde do segundo dia do Encontro Nacional de Assessores da Pastoral Juvenil.

Após 21 anos da Campanha da Fraternidade de 1992, que abordou como tema central a juventude, a CF de 2013, na sua 50ª edição, terá a mesma temática. A acolhida do tema
“Fraternidade e Juventude” têm como objetivo ter mais um elemento além da Jornada Mundial da Juventude para fortalecer o desejo de evangelização dos jovens.
Segue aqui algumas sugestões de temas que poderão ser ampliado dentro do contexto citado, através de PROJETO ampliando mais o conhecimento do aluno e do próprio professor, por ser um tema bastante amplo, com certeza vale apenas tentar:

Ø  Vida;
Ø  Religião;
Ø  Liberdade;
Ø  Felicidade;
Ø  Amor;
Ø  Identidade;
Ø  Autoestima;
Ø  Realização;
Ø  Vocação;
Ø  Família;
Ø  Sexualidade;
Ø  Adolescência;
Ø  Comportamento;
Ø  Gênero;
Ø  Amizade;
Ø  Primeiro amor;
Ø  Namoro, Noivado e Matrimônio;
Ø  Gravidez;
Ø  Drogas;
Ø  Aborto;
Ø  AIDS/DST;
Ø  Prostituição;
Ø  Homossexualidade;
Ø  Relacionamento virtual;
Ø  Cidadania;
Ø  Estudo;
Ø  Profissão;
Ø  Futuro.