quinta-feira, 7 de abril de 2011

ATIVIDADE COM TEXTO

O QUE É TERREMOTO?
     São tremores bruscos e passageiros que acontecem na superfície da Terra causados por choques subterrâneos de placas rochosas da crosta terrestre a 300m abaixo do solo.
     A maioria dos tremores é de origem natural da Terra, chamados de sismos tectônicos. A força das placas tectônicas desliza sobre a astenosfera podendo afastar-se, colidir ou deslizar-se uma pela outra.
As conseqüências de um terremoto são:
• Vibração do solo,
• Abertura de falhas,
• Deslizamento de terra,
• Tsunamis,
• Mudanças na rotação da Terra.

O QUE É TSUNAMI?
     É uma série das ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de água, como um oceano ou um grande lago. Tsunamis são uma ocorrência frequente no Japão; aproximadamente 195 eventos desse tipo foram registrados. Devido aos imensos volumes de água e energia envolvidos, tsunamis podem devastar regiões costeiras. Acidentes podem ocorrer de forma elevada, visto que as ondas se movem mais rapidamente do que os seres humanos.

ATIVIDADE COM TEXTO JORNALÍSTICO

SITE ÚLTIMO SEGUNDO - sexta-feira, 11 de março de 2011
Terremoto e Tsunami no Japão
Um terremoto com magnitude de 8,9 graus na escala Richter assolou a costa nordeste do Japão nesta sexta-feira, 11 de março, e gerou um tsunami de dez metros que arrastou casas, carros e barcos das cidades litorâneas próximas ao epicentro. Este é o maior tremor já registrado na história do Japão desde que o país passou a monitorar os dados sobre abalos, há 140 anos.

1)      O QUE ACONTECEU?

2)      ONDE ACONTECEU?

3)      QUANDO ACONTECEU?

4)      POR QUE ACONTECEU?

5)      QUE CONSEQUÊNCIAS TROUXE?

Nenhum comentário:

Postar um comentário