quinta-feira, 14 de abril de 2011

Aulas Empáticas

Algumas dicas que podem garantir que seus alunos gostem e respeitem você ainda mais:
  • Misture humildade com conhecimento. O educador não é mais o único detentor da informação, e todos os seus estudantes sabem disso. Experimente contar um fato engraçado que aconteceu com você de vez em quando, citar as fontes de suas informações, indicar os livros de onde você tirou determinada visão.
  • Mostre que você deseja dar sempre algo útil aos alunos. Pode até não ser diretamente relacionado com a matéria, mas comprometa-se a levar, a cada aula, algo que faça com que os alunos reflitam ou saiam de lá melhores do que entraram. Pode ser um dado curioso sobre uma cultura longínqua ou desaparecida, uma frase inspiradora, uma charada, entre outros.
  • Seja acessível. Não tenha medo de conversar com seus alunos antes e depois das aulas, no supermercado, no trânsito. Mostre que você é humano.
  • Agradeça. De vez em quando diga que você apreciou muito a participação na aula, e as perguntas pertinentes que foram feitas. Isso é algo que os alunos não esperam de um professor e certamente aumentará o conceito que eles têm de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário