quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

TRABALHANDO A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014 NA ESCOLA V



Orientação para o professor

A Igreja do Brasil está atenta à triste realidade do tráfico humano. Tanto é que a Campanha da Fraternidade de 2014 terá como tema “Fraternidade e Tráfico de Pessoas” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). Que tem como objetivo Identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.

Texto para se COLOCAR EM DISCUSSÃO

ESCRAVO, NEM PENSAR: Aliciadora por dinheiro

         Elisa era uma jovem pobre da periferia de uma grande cidade. Bonita, ambiciosa e sonhadora, aceitou o convite para trabalhar na Europa, numa casa de espetáculos. Lá chegando, se viu envolvida com a prostituição e tráfico de mulheres. Percebeu que era um negócio lucrativo e procuro tirar vantagens, se aproximando dos que estavam no comando.
         Depois de algum tempo, foi escolhida para voltar ao Brasil. Aqui, misturando o sotaque espanhol ao português, se tornou uma aliciadora, encaminhando outros jovens, ingênuos, para o inferno do tráfico humano. Elisa acabou sendo morta, enquanto dormia, pelos próprios comparsas, por ter passado adiante informações secretas dos chefes de quadrilhas.

EM DISCUSSÃO:
1) Será que vale a pena ser ambicioso? Será que sempre levar vantagem em tudo faz a vida melhor? Você já percebeu a importância de saber guardar segredos? Em quem você confia? Você é uma pessoa confiável?

VAMOS PESQUISAR:
Ø Atividades ilícitas, Traficantes, Aliciadoras, Migração ilegal;

Apresentar:
î Debate, seminário, cartaz, jornal falado, vídeo, dramatização;

Nenhum comentário:

Postar um comentário