O
ensino de matemática anda assustando alguns dos nossos estudantes e contribui
com a exclusão social, em virtude de sua antiga rígida forma de trabalhos nos
bancos escolares.
A
problemática da matemática ganhará um novo sentido se cada professor,
relacionasse o conteúdo com o cotidiano do aluno.
Considerando
que na matemática, atualmente, é inconveniente começar a ensinar o aluno
através dos símbolos abstratos, sem sentido para ele. O aluno mesmo sendo
inteligente pode ter resistência a esse processo de aprendizagem sem
significativos para ele.
As
mudanças significativas, no que diz respeito ao ensino da matemática,
estão evoluindo; ressalto que a prática pedagógica do educando está sendo
repensada e o ensino- aprendizagem dessa disciplina está tendo avanços
significativos na aquisição de conhecimento, tornando o aluno receptivo e
interativo nessa área de ensino.
Percebe-se
então, a necessidade do professor relacionar a matemática com o contexto atual
do aluno, pois onde quer que se esteja, a matemática é um instrumento básico
de suma relevância no ensino aprendizado significativo.
Diante
de tanta importância da matemática em nossas vidas; sabe-se que o papel
do bom professor de matemática é levar o aluno a perceber que os
conteúdos trabalhados em sala de aula está relacionadas também com
as mais sofisticadas técnicas de computação, enfim; com os grandes
avanços tecnológicos existentes.
Portanto,
a matemática deve ser de maneira simples e coerente, tornando a útil e
realmente indispensável para a vida do aluno e para que isso ocorra, é
necessário relacionar sempre a prática pedagógica com os tempos modernos,
usando técnicas avançadas e coerentes no processo ensino – aprendizagem
qualitativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário