Leitura diária
Em
muitas escolas, é comum a leitura diária de história, desde o primeiro ano de
vida da criança. “Lendo, discutindo trechos da história e chamando a atenção
para as ilustrações, favorecemos aspectos fundamentais da leitura, como
compreensão de texto, sequencia narrativa, personagens e espaço”. Mesmo as
crianças já alfabetizadas devem ser expostas a leituras, que, neste caso podem
ser compartilhadas em classe e acompanhadas de discussão do texto, dos
elementos que o compõem e de análise do enredo.
Oportunidade de manuseio de livros
Para que as crianças adquiram intimidade com os
livros, é importante terem oportunidades de tocá-los, sem a intervenção de
adultos. Fica tudo no ritmo da criança.
Acervos diversificados
Os livros devem ser diferentes, adequados à idade
dos alunos, constantemente atualizados e bem conservados. As visitas à
biblioteca devem fazer parte da rotina das crianças e, no local, é importante
haver um profissional capaz de orientar os alunos e estimular a leitura de
obras adequadas.
Os livros deles
Para
as crianças, a possibilidade de levarem para a escola seus livros preferidos é
um grande estímulo. Muitas escolas incentivam a prática, lendo em sala os
livros dos alunos. Isso fará com que eles com compartilhem com os amigos e,
quem sabem, emprestem um para o outro.
Pais como parceiros
As
escolas devem chamar os pais como aliados no estímulo à leitura. Podem ser
indicações em conversas, via internet ou em reuniões. Ou colocar livros à
disposição na escola e convidar os pais a conhecer o acervo.
Visita de autores
Encontros
com autores são positivos para as crianças adquirirem maior intimidade com seus
livros, histórias e personagens e perceberem que criar histórias é inclusive
uma profissão. Mas a escolha precisa ser bem cuidada: de preferência, a escolha
deve partir – ou pelo menos ser muito bem aprovada – pelas crianças. Nada de
fazer as crianças conhecerem o autor indicado somente porque ele vai lá. O
bacana é oferecer, ver o que agrada e contatar as editoras.
Professores leitores e atualizados
Para
atuar na formação de novos leitores, ninguém melhor do que professores
leitores. Nem a contratação de um professor deve ser efetivada caso ele não se
revele um leitor ativo. “O trabalho feito por professores não leitores pode
prejudicar o vínculo da criança com o livro, pois quem não garimpa livros antes
da indicação e da adoção, nem sempre vai escolher títulos realmente capazes de
sensibilizar os alunos”, a escola deve promover grupos de leitura entre
professores, como parte de um projeto de formação continuada.
Leituras obrigatórias
As leituras obrigatórias parecem ser um recurso
inevitável, já que as crianças precisam vivenciar determinadas experiências
literárias ao longo da vida escolar. A escola deve procurar, no entanto, fazer
dessas leituras algo prazeroso para a criança. A leitura obrigatória pode ser
um bom instrumento pedagógico, permitindo que as crianças apresentem seus
pontos de vista, diferentes interpretações e opiniões.
Olá Manoel, boa noite!
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