segunda-feira, 27 de abril de 2015

O QUE É TUTOR?

O conceito de tutor no ensino a distância abrange um leque muito vasto de funções e atividades. Pode mesmo dizer-se que em cada país e em cada sistema de ensino a distância se desenvolvem modalidades de tutoria diversas que vão desde a presença em sala de aula diretamente ligada aos conteúdos das disciplinas até ao aconselhamento psicológico e motivacional quando o aluno atravessa uma crise.

Desta forma podemos dizer que o conceito de tutor, constrói-se na prática concreta de cada sistema de ensino, de acordo com as características dos alunos e do meio ambiente em que a formação se desenvolve.

Podemos, no entanto, afirmar que a função principal do tutor é apoiar o aluno em duas vertentes do processo de aprendizagem:

·        A académica envolvendo o apoio nos aspectos cognitivo, intelectual e relacionados com o trabalho sobre os conteúdos dos cursos;

·        A não académica relacionada com os aspectos afetivos e organizativos envolvidos no processo de aprendizagem.


As funções para um tutor no EAD.

Ensinar - promover a aprendizagem transmitindo conhecimentos ou práticas estruturadas pedagogicamente e suscitando a atividade do aluno.

Avaliar - corrigir os trabalhos e testes dos alunos. Dar conselhos e orientação relativamente aos erros e deficiências detectadas.

Tutoria - realizar encontros presenciais os comunicando por correio, telefone, ou outras formas de comunicação eletrônica.

Aconselhar - Prestar apoio e orientação genérica, nomeadamente no campo motivacional e no desenvolvimento de metodologias e capacidades pessoais de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário