Nos dias de hoje, tornou-se trivial o
comentário de que a tecnologia está presente em todos os lugares, o que
certamente seria um exagero. Entretanto, não se pode negar que a informática,
de forma mais ou menos agressiva, tem intensificado a sua presença em nossas
vidas. Gradualmente, o computador vai tornando-se um aparelho corriqueiro em
nosso meio social. Paulatinamente, todas as áreas vão fazendo uso deste
instrumento e fatalmente todos terão de aprender a conviver com essas máquinas
na vida pessoal assim como também na vida profissional.
Na educação não seria diferente. A
manipulação dos computadores, tratamento, armazenamento e processamento dos
dados estão relacionados com a ideia de informática. O termo informática vem
da aglutinação dos vocábulos informação + automática. Buscando um
sentido léxico, pode-se dizer que Informática é: “conjunto de conhecimentos e
técnicas ligadas ao tratamento racional e automático de informação
(armazenamento, análise, organização e transmissão), o qual se encontra associado
à utilização de computadores e respectivos programas. ” (LUFT, 2006:365).
Almeida (2000: 79), estudioso do
assunto, refere-se ao computador como “uma máquina que possibilita testar ideias
ou hipóteses, que levam à criação de um mundo abstrato e simbólico, ao mesmo
tempo em que permite introduzir diferentes formas de atuação e interação entre
as pessoas. ” Sendo, por conseguinte, um equipamento que assume cada vez mais
diversas funções. Como ferramenta de trabalho, contribui de forma significativa
para uma elevação da produtividade, diminuição de custos e uma otimização da
qualidade dos produtos e serviços. Já como ferramenta de entretenimento as suas
possibilidades são quase infinitas.
Através da Internet, é possível ignorar
o espaço físico, conhecer e conversar com pessoas sem sair de casa, digitar
textos com imagens em movimento (gifs), inserir sons, ver fotos, desenhos, ao
mesmo tempo em que podemos ouvir música, assistir vídeos, fazer compras,
estreitar relacionamentos em comunidades virtuais, participar de bate-papos
(chats), consultar o extrato bancário, pagar contas, ler as últimas notícias em
tempo real, enfim, trabalho e lazer se confundem no cyberespaço.
Embora seja um instrumento fabuloso devido a sua grande capacidade
de armazenamento de dados e a facilidade na sua manipulação não se pode
esquecer que este equipamento não foi desenvolvido com fins pedagógicos, e por
isso é importante que se lance sobre o mesmo um olhar crítico e se busque, face
às teorias e práticas pedagógicas, o bom uso desse recurso.
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