terça-feira, 14 de abril de 2015

Pequeno manual de instruções para o professor


1. Seja um exemplo de cortesia, boas maneiras e espírito esportivo. Nossos alunos são como espelhos. Eles refletem nossas atitudes na vida.
2. Seja autêntico. Diga “não sei”, se for necessário, e procure trazer o esclarecimento na próxima aula. Mas faça o possível para não usar a expressão com demasiada frequência.

3. Um dos papéis mais importantes do professor é o de estimular. Deixe seus alunos saberem que você acredita neles. Elogie em público. Repreenda em particular.

4. Cortesia e bondade são difíceis de expressar. Mas sabemos que costuma retornar na mesma proporção. Mostre a seus alunos que você se preocupa com eles e com sua segurança.

5. Se cada pessoa varresse a frente da sua casa, o mundo seria uma beleza. Estimule os alunos a desenvolver bons hábitos de limpeza e ordem. Desenvolva as noções de boa higiene sem fazer menção a alguma criança em particular. Estimule a responsabilidade de cada um por si mesmo.

6. Nunca deixe de lado seus propósitos. Os professores querem sucesso não apenas por causa do orgulho pessoal e profissional, mas principalmente porque querem ver seus alunos bem-sucedidos.

7. Mantenha-se atualizado. Professores participantes incorporam eventos atuais significativos em suas atividades de ensino. Leia jornais e revistas. Isso ajudará nas discussões em classe.

8. Os alunos precisam saber que você acredita neles. Expresse claramente a sua confiança. Diga-lhes que terão sucesso.

9. É importante os alunos desenvolverem o pensamento crítico. Treine seus alunos para pensar criticamente, dando-lhes a tarefa de escrever um resumo de cada um de seus dias, durante 21 dias, retratando o que aconteceu, o que foi bom, o que foi desagradável e o porquê.

10. O sistema de notas deve premiar não punir. Desenvolva um sistema de notas que premie o esforço e a energia gasta a mais com a escola e com as atividades acadêmicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário