O
MUNDO CONTEMPORÂNEO – OS ESPAÇOS MUNDIAIS
9.⁰ ANO – 1.⁰ BIMESTRE
EXPECTATIVAS
DE
APRENDIZAGENS
|
EIXO
TÉMATICO
|
CONTEÚDOS
|
• Observar e
compreender as principais mudanças ocorridas na organização
política-econômica do mundo durante o
séc. XX
|
A
NOVA ORDEM MUNDIAL
|
•
A ordem bipolar (as Guerras Mundiais, Revolução Russa, Guerra
Fria).
•
A ordem multipolar (fim da Guerra Fria, novos pólos da economia
mundial)
|
• Compreender as
teorias neoliberais e suas conseqüências na economia mundial atua.
|
NEOLIBERALISMO
|
•
A teoria liberal: origem, conceitos, princípios e o poder das
transnacionais.
|
• Conceituar e
caracterizar Globalização
• Avaliar a relação do
processo de globalização e as mudanças na distribuição de riqueza mundial.
|
GLOBALIZAÇÃO
REGIONALIZAÇÃO
|
•
Globalização: conceito, fatores e características atuais.
•
As relações desiguais entre as nações do mundo.
•
A divisão Norte-Sul.
|
9.⁰ ANO – 2.⁰ BIMESTRE
EXPECTATIVAS
DE
APRENDIZAGENS
|
EIXO
TÉMATICO
|
CONTEÚDOS
|
• Reconhecer a
existência de uma pluralidade de povos e etnias no continente e conseqüentes
conflitos étnico-religiosos
• Utilizar tabelas,
gráficos e mapas como meio de caracterizar e compreender a dinâmica e
a composição da população européia
|
ASPECTOS
POPULACIONAIS E
SÓCIO
ECONÔMICOS
DA
EUROPA
|
•
A população.
•
A imigração e o racismo.
•
A pobreza no Primeiro Mundo.
•
A religião.
•
A composição étnica.
•
O elevado nível de desenvolvimento da Europa Ocidental.
•
As economias de transição da Europa Oriental.
•
O espaço econômico.
•
Os países industrializados.
|
• Reconhecer a
importância da União européia no contexto internacional e na integração e
desenvolvimento socioeconômico do continente
|
ORGANIZAÇÕES
INTERNACIONAIS
DA
EUROPA
|
•
União Européia.
•
Outras organizações: G7, Otan, OMC, Ceca, etc.
|
• Caracterizar e
relacionar os diferentes aspectos da paisagem natural do continente
Asiático e os impactos ambientais apresentados
|
AS
PAISAGENS
NATURAIS
DA ÁSIA
|
•
Localização geográfica.
•
Estrutura geológica, relevo e hidrografia.
•
Clima e vegetação.
|
9.⁰ ANO – 3.⁰ BIMESTRE
EXPECTATIVAS
DE
APRENDIZAGENS
|
EIXO
TÉMATICO
|
CONTEÚDOS
|
• Caracterizar
e compreender a dinâmica e composição da população Asiática
|
A
SOCIEDADE
ASIÁTICA
|
•
população: crescimento vegetativo, políticas de controle
populacional, crescimento urbano acelerado, indicadores socioeconômicos,
religiões.
|
• Compreender as
principais mudanças ocorridas na Rússia ao longo do séc. XX e sua situação
política econômica atual.
• Reconhecer o Oriente
Médio como uma região de culturas e interesses diversos, observando e
avaliando os conflitos aí existentes.
• Observar e
reconhecer o papel de países como a China, o Japão e os tigres Asiáticos no
contexto político- econômico Mundial.
|
REGIONLAIZAÇÃO
DA ÁSIA
|
•
Rússia: a Revolução Socialista, formação da URSS, planejamento estatal,
colapso do socialismo e período de transição, o espaço econômico.
•
Oriente Médio: posição estratégica, o islamismo e o fundamentalismo
islâmico, o espaço socioeconômico, as guerras árabe-israelenses e a questão
Israel-palestina.
•
Japão e Tigres Asiáticos: localização e aspectos socioeconômicos.
•
China: organização administrativa, dominação imperialista,
economia.
|
• Caracterizar e
relacionar os diferentes aspectos da paisagem natural do continente Africano,
destacando o processo de desertificação dos impactos ambientais apresentados.
|
AS
PAISAGENS
NATURAIS
DO DA
ÁFRICA
|
•
Formação geológica e relevo.
•
Hidrografia, clima e vegetação.
•
Disponibilidade de água.
•
Processo de desertificação
|
9.⁰ ANO – 4.⁰ BIMESTRE
EXPECTATIVAS
DE
APRENDIZAGENS
|
EIXO
TÉMATICO
|
CONTEÚDOS
|
• Compreender os
processos de colonização e descolonização do continente Africano e as
conseqüências políticas, sociais e econômicas apresentadas.
|
PROCESSO
HISTÓRICO E
POPULACIONAL
DA ÁFRICA
|
•
A colonização.
•
A descolonização.
•
Subdesenvolvimento e contrastes.
•
Estrutura da população.
•
A urbanização e as cidades.
•
A dependente economia africana.
•
África do Sul.
|
• Caracterizar os
continentes como de fronteiras de recursos e cultura e como fonte de pesquisa
e patrimônio mundial
|
OCEANIA
E ANTÁRTICA
|
•
Contrastes socioeconômicos.
•
Colonização e povoamento.
•
A descolonização.
•
O espaço natural, a população e a economia.
•
Antártica – Patrimônio da humanidade
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário