A ser realizada no mês de fevereiro de 2014, em Brasília-DF,
será um momento especial na história das políticas públicas do setor, constituindo-se
em espaço de deliberação e participação coletiva, envolvendo diferentes
segmentos, setores e profissionais interessados na construção de políticas de Estado.
Precedida por conferências preparatórias e livres1, municipais e /ou
intermunicipais, do Distrito Federal e estaduais de educação, terá como tema central
O PNE
na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.
A II CONAE estruturar-se-á de maneira a garantir o aprofundamento
das discussões de forma democrática e participativa nos colóquios, palestras,
mesas de interesse, plenárias de eixos e demais atividades, incluindo a
plenária final, que procederá à aprovação das deliberações da Conferência.
Foi definido pelo FNE, como objetivo geral para a conferência:
propor a Política Nacional de Educação, indicando responsabilidades,
corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas
entre os entes federados e os sistemas de ensino.
São objetivos específicos definidos pelo
FNE para a II Conae:
1. Acompanhar e avaliar as deliberações
da Conferência Nacional de Educação/2010, verificando seu impacto e procedendo
às atualizações necessárias para a elaboração da Política Nacional de Educação.
2. Avaliar a tramitação e a
implementação do PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e no
desenvolvimento das políticas públicas educacionais.
Assim, objetivando atender a temática
central: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação
Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração e os objetivos dela
decorrentes, o FNE deliberou que o Documento-Referência deverá ser constituído
pelos seguintes eixos centrais:
Eixo
I – O Plano Nacional de Educação e o
Sistema Nacional de Educação: organização e regulação;
Eixo
II – Educação e Diversidade: justiça
social, inclusão e direitos humanos;
Eixo
III – Educação, Trabalho e Desenvolvimento
Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente;
Eixo
IV – Qualidade da Educação:
democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem;
Eixo
V – Gestão Democrática, Participação
Popular e Controle Social;
Eixo
VI – Valorização dos Profissionais da
Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho;
Eixo
VII – Financiamento da Educação: gestão,
transparência e controle social dos recursos.
Espera-se que este Documento-Referência possa contribuir
para a construção de políticas de Estado, em que, de maneira articulada,
níveis, etapas e modalidades da educação, em sintonia com os marcos legais e
ordenamentos jurídicos (Constituição Federal de 1988, LDB/1996, PNE, dentre
outros), expressem a materialização do direito social à educação, com qualidade
social para todos/as. Esta perspectiva implica, ainda, a garantia de interfaces
das políticas educacionais com outras políticas sociais, em um momento em que o
Brasil avança na promoção do desenvolvimento com inclusão social e realiza sua inserção
soberana no cenário mundial.
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