8º ANO
OBJETIVO
GERAL
Compreender o processo de independência e a formação do Brasil como
nação dentro de um contexto mais amplo, para que o educando possa, de forma
autônoma, movimentar-se crítica e responsavelmente na complexidade das relações
humanas.
Temática: A era das revoluções e a consolidação do Estado Brasileiro.
Campos de Estudo
|
Conteúdos
|
Expectativas de aprendizagem
|
Concepções de Tempo e
Espaço
Interações sociais,
Políticas, Econômicas e
Culturais
|
Mineração
- Mudanças sociais, econômicas e
culturais;
- Integração do território nacional;
- Revoltas emancipatórias no contexto
das revoluções burguesas (Iluminismo, Revolução Inglesa, Revolução
Francesa e domínio napoleônico, Revolução Industrial, Independência dos
EUA).
Processo de Independência do Brasil e da América
Espanhola
- Crise do sistema colonial e a vinda da
família real portuguesa;
- As diferentes organizações dos países
latino-americanos no pós independência.
Organização política, econômica e social do
período imperial
- Constituição de 1824 e
organização dos poderes
-.Permanências e mudanças na estrutura
social e econômica
(escravidão e imigração)
- Movimentos de contestação e
crise do primeiro império
- Período Regencial e revoltas
(ênfase para a Revolução Farroupilha)
- Golpe da Maioridade e governo
de D. Pedro II
. Cafeicultura;
. Início do processo de
modernização;
. Políticas imigratórias;
. Movimentos abolicionistas;
. Guerra do Paraguai e
fortalecimento do exército.
- Crises do Império
|
- Identificar
quais foram as mudanças sociais, econômicas e culturais no território
nacional;
- Identificar
e caracterizar as revoluções emancipatórias;
- Compreender
e caracterizar os principais motivos da crise do sistema colonial e a
vinda da família real ao Brasil;
- Identificar
as diferentes organizações dos países latino-americanos pós
independência.
- Compreender
e caracterizar a constituição de 1824;
- Identificar
as principais mudanças sociais e econômicas no período imperial;
- Compreender
o que foi o movimento de contestação e como ocorreu a crise no primeiro
império;
- identificar
o período regencial e caracterizar as revoltas no período imperial;
- Compreender
e caracterizar o governo de D Pedro II;
- Caracterizar
o processo de modernização no Brasil;
- Identificar
os movimentos abolicionistas;
- Compreender os principais motivos da
guerra do Paraguai, inclusive o seu fortalecimento;
- compreender
e identificar os principais motivos da crise do império.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário