sexta-feira, 24 de maio de 2013

MATRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA


8º ANO

OBJETIVO GERAL
Compreender o processo de independência e a formação do Brasil como nação dentro de um contexto mais amplo, para que o educando possa, de forma autônoma, movimentar-se crítica e responsavelmente na complexidade das relações humanas.

Temática: A era das revoluções e a consolidação do Estado Brasileiro.


Campos de Estudo
Conteúdos
Expectativas de aprendizagem











Concepções de Tempo e
Espaço













Interações sociais,
Políticas, Econômicas e
Culturais
Mineração
  • Mudanças sociais, econômicas e culturais;
  • Integração do território nacional;
  • Revoltas emancipatórias no contexto das revoluções burguesas (Iluminismo, Revolução Inglesa, Revolução Francesa e domínio napoleônico, Revolução Industrial, Independência dos EUA).

Processo de Independência do Brasil e da América Espanhola
  • Crise do sistema colonial e a vinda da família real portuguesa;
  • As diferentes organizações dos países latino-americanos no pós independência.


Organização política, econômica e social do período imperial
- Constituição de 1824 e organização dos poderes
-.Permanências e mudanças na estrutura social e econômica
(escravidão e imigração)
- Movimentos de contestação e crise do primeiro império
- Período Regencial e revoltas (ênfase para a Revolução Farroupilha)
- Golpe da Maioridade e governo de D. Pedro II
. Cafeicultura;
. Início do processo de modernização;
. Políticas imigratórias;
. Movimentos abolicionistas;
. Guerra do Paraguai e fortalecimento do exército.
- Crises do Império
  • Identificar quais foram as mudanças sociais, econômicas e culturais no território nacional;
  • Identificar e caracterizar as revoluções emancipatórias;








  • Compreender e caracterizar os principais motivos da crise do sistema colonial e a vinda da família real ao Brasil;
  • Identificar as diferentes organizações dos países latino-americanos pós independência.





  • Compreender e caracterizar a constituição de 1824;
  • Identificar as principais mudanças sociais e econômicas no período imperial;
  • Compreender o que foi o movimento de contestação e como ocorreu a crise no primeiro império;
  • identificar o período regencial e caracterizar as revoltas no período imperial;
  • Compreender e caracterizar o governo de D Pedro II;
  • Caracterizar o processo de modernização no Brasil;
  • Identificar os movimentos abolicionistas;
  •  Compreender os principais motivos da guerra do Paraguai, inclusive o seu fortalecimento;
  • compreender e identificar os principais motivos da crise do império.


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