quarta-feira, 29 de maio de 2013

MATRIZES CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUESA


6º ano


Expectativas de Aprendizagem
Eixo Temático
Conteúdo

·         Atribuir sentido a textos orais posicionando-se criticamente diante deles.



Língua Oral



Gêneros Discursivos:

·         Entrevista;
·         Debate.



·         Conhecer alguns aspectos dos gêneros a serem trabalhados tanto do ponto de vista histórico quanto do de sua função social;
·         Conhecer e observar os gêneros levando em conta as características desses e as condições da situação de produção.






Leitura



Gêneros Textuais:

·         Carta pessoal;
·         Conto Maravilhoso;
·         Fábula;
·         História em quadrinhos;
·         Poema;
·         Cartaz;
·         Propaganda.


·         Redigir textos nos gêneros previstos, considerando as especificidades das condições de produção, coerência e coesão textual;
·         Identificar as características e finalidades de diferentes gêneros textuais;
·         Revisar os próprios textos com objetivo de adequá-los à finalidade do gênero trabalhado.







Língua Escrita



Gêneros Textuais:

·         Carta pessoal;
·         Conto Maravilhoso;
·         Fábula;
·         História em quadrinhos;
·         Poema;
·         Cartaz;
·         Propaganda.


·         Aprende a aplicar de forma consciente as regras gramaticais e a usar os materiais de consulta;
·         Adquirir o respeito pela variação linguística.







Conhecimentos Linguísticos

·         Língua e Linguagem;
·         Variedades e Registro;
·         Tipos de frases;
·         Regularidade de ordem fonológica (acentuação, ortografia e divisão silábica);
·         Paragrafação;
·         Pontuação;
·         Encontro Vocálico;
·         Encontro Consonantal;
·         Dígrafo;
·         Substantivo (Flexões e determinantes do substantivo);
·         Adjetivo (Flexões do adjetivo);
·         Artigo;
·         Numeral;
·         Pronomes (pessoais e oblíquos);
·         Verbos (introdução).

Nenhum comentário:

Postar um comentário