6º ano
|
|
|
Expectativas de Aprendizagem
|
Eixo Temático
|
Conteúdo
|
·
Atribuir sentido a textos orais
posicionando-se criticamente diante deles.
|
Língua Oral
|
Gêneros Discursivos:
·
Entrevista;
·
Debate.
|
·
Conhecer alguns aspectos dos gêneros a serem
trabalhados tanto do ponto de vista histórico quanto do de sua função social;
·
Conhecer e observar os gêneros levando em
conta as características desses e as condições da situação de produção.
|
Leitura
|
Gêneros Textuais:
·
Carta pessoal;
·
Conto Maravilhoso;
·
Fábula;
·
História em quadrinhos;
·
Poema;
·
Cartaz;
·
Propaganda.
|
·
Redigir textos nos gêneros previstos,
considerando as especificidades das condições de produção, coerência e coesão
textual;
·
Identificar as características e finalidades
de diferentes gêneros textuais;
·
Revisar os próprios textos com objetivo de
adequá-los à finalidade do gênero trabalhado.
|
Língua Escrita
|
Gêneros Textuais:
·
Carta pessoal;
·
Conto Maravilhoso;
·
Fábula;
·
História em quadrinhos;
·
Poema;
·
Cartaz;
·
Propaganda.
|
·
Aprende a aplicar de forma
consciente as regras gramaticais e a usar os materiais de consulta;
·
Adquirir o respeito
pela variação linguística.
|
Conhecimentos Linguísticos
|
·
Língua e Linguagem;
·
Variedades e Registro;
·
Tipos de frases;
·
Regularidade de ordem fonológica (acentuação,
ortografia e divisão silábica);
·
Paragrafação;
·
Pontuação;
·
Encontro Vocálico;
·
Encontro Consonantal;
·
Dígrafo;
·
Substantivo (Flexões e determinantes do
substantivo);
·
Adjetivo (Flexões do adjetivo);
·
Artigo;
·
Numeral;
·
Pronomes (pessoais e oblíquos);
·
Verbos (introdução).
|
quarta-feira, 29 de maio de 2013
MATRIZES CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário