6.⁰ ANO
OBJETIVO
GERAL
Compreender questões pertinentes à origem do ser
humano e sua organização em sociedade, para que o educando possa, de forma
autônoma, movimentar-se crítica e responsavelmente na complexidade das relações
humanas.
Temática: Das origens do homem à organização e declínio das primeiras
civilizações.
Campos de Estudo
|
Conteúdos
|
Expectativas de aprendizagem
|
Concepções de Tempo e
Espaço
Interações sociais,
Políticas, Econômicas e
Culturais
|
Introdução à história
- Temporalidade e
espacialidade;
- Contagem do
tempo, diferentes calendários
- Conceituação,
importância da história e fontes históricas;
- Sujeito e objeto
da história
O homem e sua origem
- Diferentes
teorias (mitológicas e científicas)
- As comunidades primitivas;
- Trabalho e
organização social dos primeiros grupos humanos (considerar as
transformações na forma de viver e sobreviver dos povos ao longo tempo
considerados pré-histórico em diferentes espaços);
- Diferentes
hipóteses sobre a vinda dos primeiros habitantes da América (ênfase nos
primeiros habitantes do Brasil) e suas formas de organização;
- Revolução agrícola e suas implicações;
- Sedentarização e
o surgimento do excedente, do Estado e acentuação das desigualdades
sociais
- Importância dos
rios para as antigas civilizações
- Diferentes formas de organização das comunidades humanas: religião,
cultura, política e economia dos povos mesopotâmicos, egípcios, maias,
astecas e incas, persas, fenícios e hebreus, chineses e indianos, gregos
e romanos (considerando a ideia desimultaneidade)
|
- Compreender e diferenciar temporalidade e espacialidade;
- Conhecer o que é calendário e como é feito a contagem do tempo;
- Compreender o que é história, sua importância e quais os tipos de
fontes históricas;
- Conhecer e identificar o sujeito e objeto da história;
- Diferenciar as teorias
mitológicas e cientificas da origem do homem;
- Conhecer quais foram às comunidades primitivas e identificar seu
trabalho e organização social dos primeiros grupos humanos;
- Conhecer e identificar quais foram os primeiros habitantes da América, priorizando o Brasil,
conhecendo como se deu a sua organização;
- Compreender o que foi a Revolução agrícola, a sedenterização e que
importância teve os rios para as antigas civilizações;
- Conhecer e identificar as formas de comunidades das antigas
civilizações no contexto: religião, cultura, política e economia;
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário