segunda-feira, 6 de maio de 2013

MATRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA

7. ANO

OBJETIVO GERAL
Compreender e contextualizar questões pertinentes à formação histórico-cultural do Brasil, para que o educando possa, de forma autônoma, movimentar-se crítica e responsavelmente na complexidade das relações humanas.

Temática: Encontro entre culturas e a formação do Brasil

Campos de Estudo
Conteúdos
Expectativas de aprendizagem
















Concepções de Tempo e
Espaço












Interações sociais,
Políticas, Econômicas e
Culturais
Diferentes espaços x diferentes histórias x mesmo tempo: séculos V ao XV
  • Crise do Império Romano - a formação dos reinos
  • O feudalismo
. Mentalidade: questões religiosas e militares
. Relações sociais, políticas e econômicas nos feudos;
  • História africana
  • A organização dos diferentes povos indígenas no território que atualmente compreende o Brasil

As grandes mudanças no contexto europeu
  • Crises do feudalismo
  • A formação do mundo moderno (estados nacionais, mercantilismo, renascimento, reforma e contra-reforma e grandes navegações)

O colonialismo no Brasil e na América
  • Ocupação europeia (portuguesa, espanhola, inglesa e outras)
  • Diferentes formas de colonização no território americano (povoamento e exploração)

Colonização do Brasil
  • Relações econômicas, sociais e políticas com a metrópole.
. Exploração do pau-brasil
. Modelos de administração e influência de elementos da sociedade feudal
. Cultivo de cana-de-açúcar
. Mão-de-obra indígena e africana
. Relações sociais do cotidiano colonial
  • Pluralidade cultural nas sociedades coloniais e revoltas na Colônia

Ocupação do interior do Brasil
  • Mudanças na colônia (deslocamento do eixo econômico) bandeirantes, inserção do Rio Grande do Sul nesse contexto.
  • Compreender como se deu a crise no império romano e a formação dos reinos
  • Compreender o que foi o Feudalismo nas questões religiosas e militares;
  • Identificar quais foram as relações sociais, políticas e econômicas nos feudos;
  • Conhecer as principais características da história africana;
  • Relacionar  e entender a organização dos povos indígenas brasileiros;

  • Caracterizar os principais motivos da crise do feudalismo;
  • Conhecer, identificar e caracterizar a formação do mundo moderno;





  • Compreender como se deu a ocupação europeia portuguesa, espanhola e inglesa;
  • Identificar as diferentes formas de colonização no território americano.


  • Relacionar quais foram as relações econômicas, sociais e politica que ocorreu com a metrópole;
  • Compreender como se deu e porque houve a exploração do pau-brasil;
  • Compreender como ocorreu o cultivo da cana-de-açucar no período colonial do Brasil e identificar como era feita a mão de obra com os povos indígenas e africanos;
  • Compreender porque surgiram as primeiras revoltas na colônia.
  •  Identificar porque surgiram os bandeirantes e quais eram seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário