7.⁰ ANO
OBJETIVO GERAL
Compreender e contextualizar questões pertinentes à
formação histórico-cultural do Brasil, para que o educando possa, de
forma autônoma, movimentar-se crítica e responsavelmente na complexidade das relações
humanas.
Temática: Encontro entre culturas e a formação do Brasil
Campos de Estudo
|
Conteúdos
|
Expectativas de aprendizagem
|
Concepções de Tempo e
Espaço
Interações sociais,
Políticas, Econômicas e
Culturais
|
Diferentes espaços x diferentes histórias x mesmo
tempo: séculos V ao XV
- Crise do Império
Romano - a formação dos reinos
- O feudalismo
. Mentalidade: questões
religiosas e militares
. Relações sociais, políticas e
econômicas nos feudos;
- História africana
- A organização dos
diferentes povos indígenas no território que atualmente compreende o
Brasil
As grandes mudanças no contexto europeu
- Crises do
feudalismo
- A formação do
mundo moderno (estados nacionais, mercantilismo, renascimento, reforma e
contra-reforma e grandes navegações)
O colonialismo no Brasil e na América
- Ocupação europeia
(portuguesa, espanhola, inglesa e outras)
- Diferentes formas
de colonização no território americano (povoamento e exploração)
Colonização do Brasil
- Relações
econômicas, sociais e políticas com a metrópole.
. Exploração do pau-brasil
. Modelos de administração e
influência de elementos da sociedade feudal
. Cultivo de cana-de-açúcar
. Mão-de-obra indígena e
africana
. Relações sociais do cotidiano
colonial
- Pluralidade
cultural nas sociedades coloniais e revoltas na Colônia
Ocupação do interior do Brasil
- Mudanças na
colônia (deslocamento do eixo econômico) bandeirantes, inserção do Rio
Grande do Sul nesse contexto.
|
- Compreender como se deu a crise no império romano e a formação dos
reinos
- Compreender o que foi o Feudalismo nas questões religiosas e
militares;
- Identificar quais foram as relações sociais, políticas e
econômicas nos feudos;
- Conhecer as principais características da história africana;
- Relacionar e entender a
organização dos povos indígenas brasileiros;
- Caracterizar os principais motivos da crise do feudalismo;
- Conhecer, identificar e caracterizar a formação do mundo moderno;
- Compreender como se deu a ocupação europeia portuguesa, espanhola
e inglesa;
- Identificar as diferentes formas de colonização no território
americano.
- Relacionar quais foram as relações econômicas, sociais e politica
que ocorreu com a metrópole;
- Compreender como se deu e porque houve a exploração do pau-brasil;
- Compreender como ocorreu o cultivo da cana-de-açucar no período
colonial do Brasil e identificar como era feita a mão de obra com os
povos indígenas e africanos;
- Compreender porque surgiram as primeiras revoltas na colônia.
- Identificar porque surgiram
os bandeirantes e quais eram seus objetivos.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário