O dia 8 de setembro foi
estabelecido pelas Nações Unidas como o dia Internacional da
Alfabetização. Para o Brasil, tal data nos faz recordar aquilo que
podemos verificar no cotidiano desse país: o grande número de jovens e adultos
que não sabem ler nem escrever, ou o fazem de maneira precária, com
dificuldades. O número de analfabetos gira em torno de 10 % da população com
mais de 15 anos (14 milhões de pessoas), e os que enfrentam dificuldades,
aqueles que lêem ou escrevem um pouquinho, como se costuma dizer, atingem 22%
(30 milhões de pessoas). São quase 35 milhões de jovens e adultos que não têm o
domínio deste importantíssimo instrumento de inserção social.
Apesar do Ensino Fundamental - hoje de 9 anos - ser um direito constitucional de qualquer pessoa, e portanto um dever do Estado em ofertá-la, nossa população tem apenas 7,2 anos de estudo em média. Média enganosa é verdade, pois alguns poucos têm seus estudos completados no ensino superior e até em pós-graduação e uma grande maioria não conseguiu completar a sua escolaridade básica. E entre esta grande maioria ainda há muita desigualdade, pois os brancos têm mais escolaridade média que os negros e as populações indígenas, os que estão na zona urbana tem mais escolaridade que os da zona rural, os que vivem na região sul têm mais acesso que aqueles que estão no norte ou no nordeste.
Apesar do Ensino Fundamental - hoje de 9 anos - ser um direito constitucional de qualquer pessoa, e portanto um dever do Estado em ofertá-la, nossa população tem apenas 7,2 anos de estudo em média. Média enganosa é verdade, pois alguns poucos têm seus estudos completados no ensino superior e até em pós-graduação e uma grande maioria não conseguiu completar a sua escolaridade básica. E entre esta grande maioria ainda há muita desigualdade, pois os brancos têm mais escolaridade média que os negros e as populações indígenas, os que estão na zona urbana tem mais escolaridade que os da zona rural, os que vivem na região sul têm mais acesso que aqueles que estão no norte ou no nordeste.
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