quarta-feira, 19 de setembro de 2012

FORMAÇÃO CIDADÃ - Trabalho infantil


É toda forma de trabalho exercido por crianças e adolescentes, abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação de cada país, aqui no Brasil é proibido para os menores de 16 anos.
O trabalho infantil, em geral, é proibido por lei. Especificamente, as formas mais nocivas ou cruéis de trabalho infantil não apenas são proibidas, mas também constituem crime.
A exploração do trabalho infantil é comum em países subdesenvolvidos, e países emergentes como no Brasil, onde nas regiões mais pobres este trabalho é bastante comum. Na maioria das vezes isto ocorre devido à necessidade de ajudar financeiramente a família. Muitas destas famílias são geralmente de pessoas pobres que possuem muitos filhos.
Apesar de existir legislações que proíbam oficialmente este tipo de trabalho, é comum nas grandes cidades brasileiras a presença de menores em cruzamentos de vias de grande tráfego, vendendo bens de pequeno valor monetário.
Apesar de os pais serem oficialmente responsáveis pelos filhos, não é hábito dos juízes puni-los. A ação da justiça aplica-se mais a quem contratam menores, mesmo assim as penas não chegam a ser aplicadas.

       I.            AGORA RESPONDA:
a.     Qual destas ações é mais importante para você?
(  ) COMER (  ) BRINCAR  (  ) ESTUDAR  (  ) DORMIR;
b.     Qual delas lhe dá mais prazer?
c.      Fazer tarefas domésticas é considerado trabalho infantil? Por quê?
d.     Você conhece alguma criança que trabalha, e por isso não vai a escola?
e.     O que você acha sobre isso?
f.       O que você acha possível fazer para acabar com o trabalho infantil?

     II.            FAÇA UM MURAL COM O MAPA DO BRASIL E COMO TITULO “NÃO AO TRABALHO INFANTIL” – Peça para os alunos desenhar o que eles precisam ter para crescer com uma vida saudável para o futuro – e colar no mural.

  III.            SOCIALIZAÇÃO – Peça para cada um falar sobre o que aprendeu de importante sobre o tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário