sábado, 29 de setembro de 2012

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - VOCÊ SABIA?


Feijão
O feijão que consumimos no Brasil foi domesticado, há cerca de 10.000 anos, no continente americano, provavelmente entre o México e o Peru. Chegou ao Brasil antes da chegada da frota de Cabral, por meio de troca de sementes entre povos. Posteriormente os portugueses introduziram sementes de outras regiões. O fato de o território brasileiro ser tão extenso, aliado à diferentes origens das sementes introduzidas, foi determinante para a grande variabilidade de feijões cultivados no País.
No Brasil existem preferências de consumo bem definidas com relação à cor do feijão. O Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro, por exemplo, consomem basicamente o feijão preto. Feijões coloridos são preferidos nas demais regiões para o consumo diário, entretanto o feijão preto é indispensável no preparo da feijoada. Na Região Nordeste, existe um consumo significativo de outros feijões, especialmente o feijão de corda ou macassa e fava.

Cultura do Feijão
O feijão, por suas características culturais, nutricionais e econômicas tem merecido grande destaque no cenário nacional e internacional como alimento “típico” do prato do brasileiro. Tem especial importância no Brasil, pois se caracteriza como o alimento mais produzido e consumido, além de ser uma das principais fontes protéicas de origem vegetal do nosso povo, fornecendo ainda em média de 10% a 20% das necessidades diárias de adultos para vários nutrientes.

Características nutricionais
v O carboidrato é seu principal nutriente.
v O conteúdo de proteínas varia de 16% a 33%, porém seu valor para o organismo é reduzido quando consumido isolado de alimentos como arroz, milho e carnes.
v Apresenta baixo teor de gorduras e sódio.
v É uma fonte relativamente boa de vitaminas e também de ferro, fósforo, magnésio, manganês e, em menor quantidade, de zinco, cobre e cálcio.
v É um alimento que se adapta bem a dois tipos de recomendações para uma dieta saudável: aumentar o consumo de carboidratos complexos (amido) e diminuir o consumo de gorduras.
v O cozimento é de fundamental importância no preparo do feijão, pois elimina substâncias prejudiciais ao organismo humano.
v O feijão cozido contém cerca de 3% a 7% de fibras, que tem ação em certas condições de saúde como redução dos níveis de colesterol e de açúcar no sangue, e auxiliam na prevenção de câncer de intestino, pressão alta, doenças do coração, e desordens intestinais.
v Contém aproximadamente de 5,3 a 8,5 mg/100g de ferro, no entanto, este encontra-se em uma estrutura química indisponível ao organismo humano, necessitando a ajuda de alguns fatores como o cozimento, a combinação com vitamina C, proteínas animais, e diminuição das substâncias que prejudicam a sua absorção, conforme quadro a seguir:

Evite o consumo, na mesma refeição, de feijão com:
Ø Café e chás (principalmente preto, mate e verde);
Ø Leite e derivados ou de alimentos ricos em cálcio;
Ø Refrigerantes e chocolates.

Consuma sempre, na mesma refeição, com o feijão:
Ø Carnes;
Ø Sucos de acerola, laranja, limão e todos aqueles com alto teor de vitamina C;
Ø Frutas cítricas e hortaliças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário