quarta-feira, 26 de setembro de 2012

TRABALHANDO VALORES HUMANOS: SINCERIDADE


Sinceridade
Qualidade daquilo que é sincero; franqueza, lisura de caráter: a sinceridade é uma virtude preciosa.
A origem da palavra sincera

Sincera é uma palavra doce e confiável. Sincera é uma palavra que acolhe essa é uma palavra que deveria estar no vocabulário de toda alma. Sincera foi uma palavra inventada pelos romanos. Sincero vem do velho, do velhíssimo latim... Eis a poética viagem que fez sincero de Roma até aqui:   Os romanos fabricavam certos vasos de uma cera especial. Essa cera era, às vezes, tão pura e perfeita que os vasos se tornavam transparentes. Em alguns casos, chegava-se a se distinguir um objeto um colar, uma pulseira ou um dado - que estivesse colocado no interior do vaso. Para o vaso, assim fino e límpido, dizia o romano vaidoso: - Como é lindo... parece até que não tem cera! "Sine-cera" queria dizer: "sem cera" uma qualidade de vaso perfeito, finíssimo, delicado, que deixava ver através de suas paredes. Da antiga cerâmica romana, o vocábulo passou a ter um significado muito mais elevado.   Sincero é aquele que é franco, leal, verdadeiro que não oculta, que não usa disfarces, malícia ou dissimulações. O sincero, à semelhança do vaso, deixa ver, através de suas palavras, os nobres sentimentos de seu coração.

Sugestão de aTIVIDADE
I - Trabalhando a SINCERIDADE através de:
- Acrósticos
- Cruzadinha
- Poesias
- Paródias
- Cartazes

II - Atividade Árvore da Sinceridade 
Pedi para que os alunos desenhe uma das suas mãos em uma parte de uma cartolina, de preferência (azul, verde, amarela, rosa, branca), depois recortar.
Após recortar as mãos de papel, o professor deve fazer um caule e a palavra SINCERIDADE, Para colar acima da árvore, Pedi para que os alunos: Escrever o que uma pessoa de bom caráter, não faz? Uma que serja sincera a ele! Exemplos dados: não mente, não rouba, não critica, não machuca os colegas, Promete somente o que pode cumprir. Logo após colar a mão, com as palavras que ele escreveu no caule formando uma árvore – A ÁRVORE DA SINCERIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário