terça-feira, 4 de setembro de 2012

5 DE SETEMBRO - DIA DA AMAZÔNIA


O dia cinco de setembro de 1850 marcou a criação da província do Amazonas. Por isso, a data foi escolhida para comemorar o Dia Mundial da Amazônia. O bioma atinge 5,5 milhões de quilômetros quadrados, espalhados por nove países sul-americanos: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.
Mesmo que esteja espalhado por território internacional, a floresta Amazônica ainda tem o seu maior percentual dentro do Brasil e a sua importância é reconhecida no mundo inteiro, pela extensão que atinge, já que é a maior do mundo, e também por abrigar espécies raras e uma diversidade incrível, tanto em fauna, quanto em flora.
Porém, com o passar dos anos, esse paraíso da natureza tem sido alvo de atividades ilegais que minam a sua capacidade e beleza. Dois pontos importantes e que merecem alerta são: o desmatamento e a caça e comercialização ilegal de animais.
Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), após índices anuais de queda no desmatamento, a retirada ilegal de madeira na Amazônia voltou a crescer neste ano. A análise de todo o período ainda não foi concluída, no entanto as chances são grandes de que o Brasil volte ao cenário em que predominava o desmatamento e a falta de reconhecimento e preocupação ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário