quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

História do carnaval

     O carnaval antes era em Paris e era uma festa com mascaras, hoje, não se usa quase nada, nem roupas. A historia do carnaval veio se modificando com o passar do tempo, fazendo com que as pessoas viessem mudando sua forma de comemorá-lo. A moda do carnaval no que diz respeito a figurino, passou por países diferentes como a Itália, onde se importava fantasia de carnaval. A história do carnaval é rica em cultura e faz parte da nossa história também.
     O carnaval a principio era chamado de entrudo, e representava seu significado uma extrema ligação com a liberdade, e nos dias de hoje, vê-se bem em destaque quanta liberdade! O carnaval é uma das festas mais populares e representativas do mundo, além de ser movida a animação por meio de desfiles de escolas de samba e de seus maravilhosos carros alegóricos. A história do carnaval é rica em cultura e pode ser muito divertida.
     Sendo o Brasil um país de aceitação, o carnaval do Brasil também é uma festa de aceitação, onde existe a cultura e a historia de vários povos. Essa mistura é o que dá graça ao carnaval, é o que desperta a curiosidade de turistas e é o que faz de alguns que já participaram do carnaval do Brasil, serem freqüentadores natos do mesmo na época em que este acontece. O carnaval do Brasil é considerado atraente, pois mistura várias culturas e histórias que dão um ar diferente a essa festa.
     O carnaval do Brasil se inspirou nas festas carnavalescas que existiam na Europa. Em alguns países, como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias e saíam pelas ruas comemorando. Certos personagens têm origem européia, mas mesmo assim foram incorporados ao carnaval brasileiro como, por exemplo, rei momo, pierrô, colombina. As pessoas fantasiam seus carros e saiam pelas ruas, com o decorrer do tempo esse hábito foi transformado nos trios elétricos que vemos hoje.
      Sendo a maior festa popular do Brasil, o carnaval perdura por quatro dias que precedem a quarta-feira de cinzas, o baile carnavalesco prepara o início da quaresma, isto é, o carnaval se encerra na quarta-feira de cinzas.
     O carnaval está cada vez mais fazendo sucesso no Brasil todo, tendo pessoas que nunca se dedicou ao baile da folia, agora está na maior loucura, sendo que uma semana antes os foliões ficam loucos para festejar com os amigos e familiares. Mas para aqueles que desejam descanso, há uma grande procura para cidades do interior, como Avaré, por exemplo, onde há lugares para descansar e também festejar, como a Represa Jurumirim.
     A diferenciação do carnaval no Brasil é muito grande, isto é, em cada região brasileira o carnaval é comemorado em diferentes eventos e celebrações, sendo que cada cidade e/ou região utilizam e exibem o espetáculo de sua cultura nestas festividades.
     O carnaval é um rentável negócio, além de ser uma manifestação popular da cultura e da arte, pois nos grandes centros urbanos onde ocorrem eventos de folia está havendo uma redução da taxa de desemprego, além de oferecer um aumento na economia destas cidades graças ao turismo interno e internacional.

Um comentário:

  1. O conteúdo está ótimoo, porém poderia estar mais resumido!

    ResponderExcluir