O planejamento faz parte da história da humanidade porque mulheres e homens sempre quiseram transformar suas idéias em realidade e isso sempre
exigiu planejamento. Todos os dias enfrentamos inúmeras situações que demandam algum tipo de planejamento. Até mesmo um simples passeio envolve planejar: Quanto dinheiro pretendo gastar, qual o tempo que disponho,
como chegarei ao lugar escolhido, levarei que tipo de lanche, quem convidarei
para ir junto e outras questões mais.
Como nossas ações diárias vão se transformando em fatos rotineiros, nem nos
damos conta dos diferentes planejamentos que estão embutidos nelas. Diferentemente, para realizar as atividades que fogem do dia-a-dia, precisamos pensar e estabelecer uma forma para chegar ao que desejamos.
É impossível considerar todos os tipos e níveis de planejamento que são necessários às ações que realizamos. Por tudo isso, o planejamento sempre
foi um instrumento importante, em qualquer setor da vida em sociedade: no governo, na empresa, no comércio, em casa, na igreja, na escola, em qualquer outro lugar.
Com o planejamento podemos definir o que queremos a curto, médio ou longo
prazo. Isto significa que tanto podemos traçar planos para a noite de hoje como para a compra de uma casa, no futuro. Além disso, o planejamento nos
leva a prever situações, organizar atividades, dividir tarefas para facilitar o trabalho e até avaliar o que já foi feito.
VAMOS CONHECER UM POUCO DA HISTÓRIA DO PLANEJAMENTO
Homens e mulheres fizeram planos desde que se descobriram com capacidade de pensar antes de agir. A arqueologia nos mostra desenhos indicando como seriam feitas construções que exigiam tarefas complicadas ou
a presença de muita gente na sua execução.
Com o crescimento do comércio, no início do capitalismo, a administração das
riquezas exigiram novas formas de conduta. O aumento da concorrência entre
os comerciantes tornou necessário o saber prever, antecipar situações, projetar novos negócios. Com a industrialização cresceu a produtividade. Tornaram necessárias as previsões das matérias primas, as funções dos operários, os salários, o comportamento dos mercados.
A organização racional das empresas chegou à análise das relações entre os
trabalhadores. Mais uma vez, o planejamento entrou em cena. Com a industrialização surgiu, também, o planejamento das vendas.
No começo do século XX, o planejamento atingiu todos os setores da sociedade causando grande impacto.
Como vimos, o planejamento é uma arte que se desenvolveu para melhorar a capacidade de intervenção das pessoas na sua realidade.
Na educação não é diferente. Nela o planejamento busca a intervenção mais
eficiente do(a) professor(a), organizando melhor os recursos disponíveis: o tempo do(a) professor(a) e dos alunos, o espaço físico, os materiais pedagógicos disponíveis, a experiência dos alunos etc.
Hoje em dia, a palavra PLANEJAMENTO faz parte do nosso vocabulário diário e ocupa um lugar de destaque nos meios de comunicação.
PLANEJAR X IMPROVISAR
Podemos dizer que uma ação planejada é uma ação que não foi improvisada.
Mesmo assim, sabemos que os improvisos não ficam totalmente afastados porque fazem parte da vida e são esperados em qualquer planejamento.
Entretanto, deixamos de improvisar, ou improvisamos menos, quando temos
um objetivo em vista e queremos que ele se realize.
Quando não sabemos bem aonde queremos chegar, acabamos nos limitando
ao momento presente e nos deixamos levar pela improvisação.
Mas existem situações onde as improvisações se tornam mais raras. São
situações onde:
_ há várias pessoas participando da ação, todas elas comprometidas com
os objetivos comuns e
_ os recursos para a realização dos objetivos são pequenos. Nessas
situações usamos os meios disponíveis da forma mais eficiente possível.
Isso exige saber o que é fundamental e que não pode ficar para depois.
PLANEJAMENTO - O QUE DIZ ESTA PALAVRA?
Consultando o dicionário encontramos:
Planejamento - Ato ou efeito de planejar. Trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados. (Dicionário Aurélio)
Planejamento - Serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o
estabelecimento de métodos convenientes; planificação. Determinação de um
conjunto de procedimentos, de ações, visando à realização de determinado
projeto. (Dicionário Houaiss)
Num sentido amplo, planejamento é um processo que visa dar respostas a um
problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua resolução, de modo a atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro, mas considerando as condições do presente, as
experiências do passado e os diferentes aspectos da realidade. Desta forma,
planejar e avaliar andam de mãos dadas.
Na escola existem diferentes planejamentos que devem se articular em torno
dos mesmos princípios e da mesma visão de conhecimento.
PLANEJAMENTO CURRICULAR
É a proposta geral das aprendizagens que serão desenvolvidas. Funciona como a espinha dorsal da escola. O planejamento curricular envolve os fundamentos das área que serão estudadas, a proposta metodológica
escolhida e a forma como se dará a avaliação.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO OU PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
É o projeto integral da escola. Envolve os aspectos pedagógicos, comunitários e administrativos. Em função da sua grande importância, voltaremos a ele mais adiante.
Existem outros termos que se referem ao planejamento.
Vamos acrescentá-los:
Plano: um documento utilizado para o registro de decisões, como o que se
pensa fazer, como fazer, quando fazer, com quem fazer. Todo plano começa
pela discussão sobre os fins e objetivos do que se pretende realizar. Na educação, ele apresenta de forma organizada as decisões tomadas em torno
das práticas educativas que serão desenvolvidas. O plano é produto do planejamento e funciona como guia do(a) professor(a). Como acompanha uma
prática, está sempre sujeito a modificações.
Há diferentes planos na educação:
Plano Nacional de Educação: nele se reflete a política educacional de um
povo, num determinado momento da história do país. É o de maior abrangência porque interfere nos planejamentos feitos no nível nacional, estadual e municipal.
Plano de Curso: é a organização do conjunto de matérias que vão ser ensinadas e desenvolvidas durante o período de duração de um curso. O plano sistematiza a proposta geral de trabalho do professor.
Plano de Ensino: o plano de disciplinas, de unidades e experiências propostas pela escola, professores, alunos ou pela comunidade. Ele é mais específico e concreto em relação aos outros planos.
Plano de Aula: é o plano mais próximo da prática do professor e da sala de
aula. Refere-se totalmente ao aspecto didático.
Projeto: a palavra projeto significa ir para a frente. O projeto traz a idéia de
movimento.
No projeto são registradas as decisões das propostas futuras. Como tudo que envolve mudança, projetar significa sair de uma situação conhecida para buscar uma outra.
O PLANEJAMENTO DO PROFESSOR
Com registros em cadernos, fichas, ou qualquer outra folha de papel, boa parte dos professores planeja o que pretende desenvolver na sala de aula.
Mesmo assim, há professores que dizem que o planejamento é dispensável.
Muitas delas afirmam que não sentem, como necessário, fazer o planejamento
por escrito, uma vez que já tem tudo pronto na cabeça.
Você concorda com essa afirmação? Por quê?
Como você e seus colegas planejam o trabalho
de sala de aula?
Para outros professores, o planejamento é o cumprimento de uma exigência
apenas burocrática.
Provavelmente, um planejamento feito com esse espírito não tem função no
dia-a-dia porque não corresponde a nenhuma necessidade apontada pela avaliação da realidade onde o trabalho acontecerá.
Infelizmente, existem professores que trabalham na base do improviso: “Na
hora eu decido o que vou fazer com os alunos.”
Outros, transformam o livro didático em plano de trabalho. Dizem: “É mais
prático, não tenho tempo para ficar criando novidades.”
Ainda outros, repetem todos os anos o mesmo plano: “Afinal, para que
mudar?.”
Para o professor comprometido com seu trabalho, o planejamento faz parte do processo de tomada de decisão sobre a sua forma de agir, no dia-a-dia da sua prática pedagógica. Nele estão envolvidas ações e situações que se dão de forma continuada entre professor e alunos e alunos entre si.
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