quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PROJETO: ÁFRICA E BRASIL

CONHENCENDO ONTEM, TRABALHANDO HOJE E CONSTRUINDO O AMANHÃ...
“Uma boa árvore é aquela que
se lembra da semente que a gerou”
Provérbio Africano


 
Língua Portuguesa
Pesquisar algumas palavras de origem africana que fazem parte do nosso vocabulário, para atividade de leitura e escrita;
Trabalhar com lendas e histórias africanas que tratem de diversidade como:
Menina Bonita do Laço de Fita, de Ana Maria Machado, O Pássaro-da-Chuva, de Kersti Chaplet, o gibi Zumbi dos Palmares (produzido em 2001 pela Editora Lake , é distribuído gratuitamente.), Gosto de África de Joel Rufino dos Santos , Lendas Africanas de Júlio Emílio Braz , além de familiares dos alunos afro-descendentes que podem ser convidados para contar histórias de sua vida,de modo que estas informações poderão ser transformadas em texto.

História
Buscar nos livros didáticos e paradidáticos informações que esclareçam ao aluno que o continente africano já existia muito tempo antes do continente europeu. Por exemplo No império de Gana, os monarcas se reuniam todos os dias com os súditos para papear, ouvir reclamações e tomar decisões. Essas informações são comparadas com o modo de vida do negro no nosso país, na época da escravidão, nos quilombos e nos dias de hoje.
A tradição oral é forte nas culturas africanas, mas os povos também sabiam ler, escrever e viviam em cidades desenvolvidas, assim os alunos podem construir maquetes da cidade antigas do continente africano.
Miséria, epidemias e guerras civis existem hoje nos diversos países da África como as guerras civis em Angola e em Ruanda , mas também estão presentes em outros lugares. A partir desta informação os alunos podem pesquisar problemas comuns do Brasil e dos povos africanos como a fome e a epidemia de Aids. E desta pesquisa os alunos poderão até produzir um programa de rádio e ou um jornal informativo.


Geografia
A África não é um país, e sim um continente. Essa afirmação pode parecer absurda, mas não Há uma tendência em falar da África como se todos que ali vivem tivessem os mesmos hábitos e tradições. Através da construção de mapas, os alunos conseguirão localizar os diversos países existentes do continente e quais foram os seus colonizadores e as riquezas de cada região
Ao falar sobre os diversos povos, é possível destacar as contribuições de cada um para a economia do Brasil Colônia. É importante que os alunos saibam que os negros trouxeram para cá a melhor tecnologia dos trópicos como a enxada, o arado e técnicas de irrigação. Tanto que os donos das terras encomendavam aos mercadores mão-de-obra especializada para a atividade de seus domínios.


Ciências naturais
Somos todos africanos...
Há sete milhões de anos houve a separação entre as linhagens do macaco e do que viria a ser o homem mais tarde. Os fósseis mais antigos de nossos ancestrais foram encontrados no Vale da Grande Fenda, formação que atravessa a Etiópia, o Quênia e a Tanzânia. Milhões de anos depois, o Homo erectus teria partido dessa região para povoar a Ásia e a Europa, onde se transformou em homem de Neanderthal. Os que continuaram na África evoluíram para a espécie sapiens, que mais uma vez migrou, dizimando ou substituindo os neandertais e os hominídeos asiáticos. E assim o planeta foi povoado.
O professor ao trabalhar este tema deverá ressaltar a importância ao abordar a evolução das espécies, esclarecendo que biologicamente todos os seres humanos são parecidos e que as pequenas diferenças físicas não interferem na capacidade intelectual. E isso vai ajudar o aluno a desmontar o falso embasamento científico que subdividiu a humanidade em raças, no século 19, idéias que perduram até hoje.


Matemática
Simetria, geometria e cálculo
Ao conhecer a cultura egípcia, os alunos podem estudar as pirâmides e os triângulos, olhando gravuras que retratam a construção dos monumentos, eles tentam estimar a quantidade de pessoas que trabalharam na obra e de tijolos usados.


Língua estrangeira
Reggae e biografias

O professor poderá levar algumas letras de músicas do afro-descendente jamaicano Bob Marley e de outros cantores negros e textos em inglês sobre a vida de lideranças como os americanos Malcom X e Martin Luther King.



Artes
Na dança, nas máscaras e nos desenhos
Os elementos da cultura dos povos africanos poderão ser desenvolvidos em todas as séries,trabalhando conceitos de arte abstrata e geometria , mitos , adereços e máscaras relacionando essas produções às manifestações artísticas do continente europeu. O grande desafio é não resvalar no preconceito nem cair no encantamento do exótico, pois a cultura dos povos africanos é pouco conhecida para nós, fica fácil se deslumbrar com o diferente e esquecer de dar valor às culturas africanas em sua essência.


Educação física

Vamos jogar iitop ou mbube-mbube?
Para a disciplina que se dedica à educação do corpo, brincadeiras que privilegiam as competições em equipe. Assim o professor poderá apresentar para os alunos o iitop, o mbube-mbube (ou o tigre e o impala) e jogos como o yote e a mancala. Ele iniciará contando a história do jogo e os valores da cultura africana presentes em cada um. Veja como construir o kalah, versão do mancala e conheça as regras dos outros jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário