quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

PARA VOCÊ PROFESSOR

Três dicas para uma classe mais participativa

Algumas vezes, as aulas parecem se arrastar. Você tenta de tudo para conseguir a participação dos estudantes, mas nada. Uma das causas da apatia pode estar em seus alunos. Se eles não encontram nenhum ponto de contado entre si e com você e sua aula, se não sabem porque estão ali, bem, ninguém vai participar mesmo.

1 – Use o conhecimento dos alunos. Imagine-se, leitor, caindo no meio de um seminário sobre aquecimento global. Ou sobre técnicas avançadas dos meios de comunicação e transportes. Ou treinamento para o primeiro emprego. Bem, muitos de seus alunos também se sentem assim. Não é seu conhecimento que importa, mas o que eles sabem sobre aquele assunto. Assim, ligue sua matéria com algo palpável. Pode ser uma maneira de melhorar a precisão de entender o aumento da temperatura para ensinar ciências, gastos com computador e celular para lecionar matemática e os impactos da globalização para falar sobre história e geografia.

2 – Inclua uma meta. O que os alunos vão receber ao final daquela matéria? A resposta “passar de ano” não vale muito. Procure dar-lhes motivos práticos. Português, por exemplo, é uma das coisas mais úteis para se fazer um concurso ou prova de vestibular. Matemática e geografia os ajudam a organizar melhor o dia-a-dia e a ganhar tempo.

3 – Participar não é brigar nem concordar. Mostre a eles, desde cedo, que podem ter opiniões diferentes entre si (e até divergir do professor) e se expressar sem cair nos ataques pessoais e brigas. Isso vai estimular o debate uma vez que alguns alunos pensam que devem engolir tudo o que o professor diz. Com isso, preferem não dizer o que pensam (pois estão pensando “errado”), e não participam. Estimule o debate civilizado.

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