terça-feira, 17 de janeiro de 2012

OBA OBA


O grande dia está chegando e já está na hora de começar a rotina de casa e dos estudantes
As férias estão acabando e voltar à rotina escolar não é uma das tarefas mais fáceis. Horários para dormir e acordar, atividades preestabelecidas, alimentação adequada, além, é claro, das lições de casa, exige uma readaptação não somente dos estudantes como também de todos os familiares. Para que essa passagem fique menos cansativa e estressante, aconselho os pais a retomarem, pelo menos uma semana antes do início das aulas, a normalidade dos horários tanto de sono quanto de alimentação.
A volta às aulas precisa ser marcada por empolgação de todos os envolvidos nesse processo. Afinal de contas, cada família pode estar se deparando com uma situação, seja a expectativa de frequentar pela primeira a vez a escola ou até mesmo a mudança de colégio e o estabelecimento de novas amizades. Os pais podem envolver os filhos na organização do ambiente de estudo, na compra dos materiais e do uniforme. Sempre de maneira descontraída para que o vínculo com o retorno às aulas vá sendo despertado naturalmente.
Engana-se quem pensa que somente pais e alunos ficam contando os dias para encarar as mudanças de cada ano letivo. Podemos destaca a necessidade da preparação cognitiva e psicológica do professor para lidar com as novidades e até mesmo com a própria ansiedade. A cada ano trabalhamos com turmas diferentes e o professor precisa estar muito bem preparado não só em termos de conteúdo mas psicológica e emocionalmente para lidar com qualquer tipo de situação. Além, é claro, de estabelecer um excelente relacionamento com os pais, que também estão se adaptando a um novo profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário