sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

BRINCAR FAZ PARTE DO APRENDIZADO


Num canto, uma criança embala sua boneca nos braços com uma canção de ninar. Em outro canto, um garotinho digita rapidamente, no teclado de um computador desligado, como se estivesse trabalhando.
Ainda nesse cenário, não pode faltar a garotinha falando ao telefone, imitando frases muito conhecidas do seu cotidiano familiar. “Oi! Como vai? Tudo bem? Espera aí que vou chamar. Um beijo, tchau”.
O mundo da criança é fantástico e sua imaginação é incrível. Incentivar o lúdico é papel de todo pai e educador. E é isso que uma escola da zona sul de São Paulo faz.
Essa escola estimula o mundo encantado, o faz de conta, o ser “criança”. Quem pensa que essas brincadeiras infantis servem apenas para passar o tempo da criançada está enganado.
Enquanto as crianças brincam, constroem o conhecimento de maneira sólida e bem elaborada. Só o ato de pegar as roupas da mãe e fazer de conta que é ela ou de imitar o pai trabalhando já demonstra o quanto de percepção essa criança tem.
“Nessas brincadeiras, as crianças assimilam dúvidas, elaboram suas angústias e constroem seu conhecimento”, afirma Fernanda Nedopetalski, coordenadora pedagógica.
As brincadeiras podem ser introduzidas facilmente às aulas. Por exemplo, minhocas e tatus-bola introduzem as aulas de ciências; pula-corda, corre-cotia, barra-manteiga e outras brincadeiras introduzem a criançada no universo da matemática.
O ato da criança ou do educador contar histórias introduz os pequenos no mundo literário, estimulando o bom desenvolvimento da língua e promovendo uma integração com todas as áreas do conhecimento.
Proporcionar esses momentos é estimular criatividade, imaginação, fantasia e, assim, garantir que essas crianças se tornem adultos suficientemente preparados para enfrentar os futuros desafios. Porque o bom aprendizado é aquele que fica para a vida toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário