quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Significado do Dia da Consciência Negra

Também chamado de Dia nacional de Zumbi e da Consciência Negraou ainda Dia de Zumbi dos Palmares, a data comemorativa doDia da Consciência Negra foi instituída em 1995 para ser um dia de reflexão sobre as questões que envolvem a introdução dos negros na sociedade brasileira. O Dia da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro e toda a semana em que este dia está incluído é dedicada ao tema aqui no Brasil (a Semana da Consciência Negra).
Qual é o significado do Dia da Consciência Negra?
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, pois foi neste queZumbi dos Palmares morreu, em 1695, com 40 anos de idade. Zumbi foi assassinado por soldados da Coroa Portuguesa, teve a cabeça cortada e conservada para ser exposta em praça pública na cidade de Recife; o propósito era desacreditar as pessoas que diziam que Zumbi era imortal. Zumbi do Palmares foi o último líder do maior dos quilombos do Brasil (núcleos de resistência à escravidão, para onde iam os escravos que conseguiam fugir), o Quilombo dos Palmares. Na região, que à época pertencia à capitania de Pernambuco, hoje fica a cidade União dos Palmares, em Alagoas.
Feriado no Dia da Consciência Negra
Datas chamadas de Alta Significação para quaisquer etnias são, por lei, datas comemorativas, mas não necessariamente feriados. O dia 20 de novembro já foi instituído como o Dia da Consciência Negra e Dia Nacional de Zumbi em 2011, pela Lei Federal 12.519. Mas apenas em 2013 foi apresentado à Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 6787 (ainda em tramitação) que propõe tornar a data feriado nacional, acrescentando-a à lei 662 de 1949.
Por enquanto, dentre as capitais brasileiras, as que decretaram o feriado são:
Maceió (AL), Manaus (AM), Macapá (AP), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e São Paulo (SP).
Dia da Consciência Negra – importância
Desde 2003 o 20 de novembro faz parte do calendário escolar brasileiro, pela lei 10.639, que também determina que a cultura e a história afro-brasileira seja ensinada em todas as escolas do país.
O Dia da Consciência Negra foi criado para que nunca seja esquecido o sofrimento dos negros com a escravidão; a etnia negra ainda sofre no Brasil, pois o preconceito racial ainda existe. Neste dia, eventos são organizados para conscientizar a população sobre a importância da participação da etnia e da cultura negras para a formação do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário