segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

AS DIFERENTES FORMAS DE REGISTRAR

Imaginemos que estamos iniciando um encontro de professores do Ensino Básico. Nos primeiros momentos, entre abraços e conversas informais,alguém retira de sua pasta várias fotos onde aparece seu grupo de alunos, numa apresentação de trabalhos. Outra professora mostra uma atividade que preparou e que deu muito certo naquela semana. Noutra rodinha, podemos ouvir uma conversa animada sobre o envolvimento dos alunos numa produção de cartazes que são mostrados com muito orgulho.

Estes são alguns exemplos de situações nas quais os professores estão, informalmente, socializando experiências que foram registradas de diferentes
maneiras: uma foto, uma produção de texto do aluno, um relato oral, uma atividade que deu certo. Ao fazer isso, eles exercitam sua comunicação e assim refletem, rememoram e partilham o seu fazer.

O registro permite uma diversidade de funções e está a serviço de diferentes propósitos: comunicar, documentar, refletir, organizar, rever, aprofundar e historicizar. A forma e o conteúdo do registro também podem e devem variar, tanto quanto variam suas finalidades. O registro escrito torna visível estes diferentes objetivos.

Além disso, o ato de escrever nos obriga a fazer perguntas, levantar possíveis respostas e organizar o que pensamos. Tudo isso nos leva a dar conta de que caminhos devemos seguir, que mudanças devemos fazer, que escolhas não foram felizes e que decisões facilitaram as aprendizagens dos alunos. Vamos tecendo a história de nosso grupo.

OS DIFERENTES TIPOS DE REGISTRO
Nos trabalhos realizados pelos professores e alunos é possível encontrar diferentes tipos de registros cada qual adequados às finalidades para as quais foram feitos.

·         Os professores registram projetos...
·         Um projeto envolvendo estudo do meio...
·         Uma releitura do centro da cidade
·         Os professores registram uma atividade de aula.
·         Os professores registram o desenvolvimento de um tema...
·         Os professores registram suas reflexões sobre o seu fazer pedagógico...
·         Os professores registram as produções de seus alunos...
·         Os professores registram os conhecimentos construídos pelos alunos na “escola da vida”
·         Os professores registram seu percurso sua aprendizagem...
·         Os professores registram o perfil de seus alunos...
·         Os professores registram reflexões sobre a sua prática pedagógica...

O DIFÍCIL E PRAZEROSO ATO DE REGISTRAR

Como vimos há muitas formas de registrar, as que foram apresentadas e
outras mais. Todas elas têm seu significado: algumas são mais apropriadas
para um determinado objetivo, outras mais usuais, talvez, por serem mais práticas, menos exigentes.
No meio de tantas possibilidades destacamos o registro escrito, que por suas características, se tornou um dos mais importantes instrumentos de aprimoramento do professor.

COMO REGISTRAR

Quando nos dispomos a registrar nossas práticas ou algum aspecto ligado a elas, deparamos com uma série de questões: como organizar nosso tempo para sentar, anotar, escrever, refletir, documentar?
Da mesma forma que observamos a existência de muitos tipos e objetivos de registros, podemos notar que há uma quantidade bastante grande de meios,de formas e de caminhos para a realização deles. Cada um deve buscar a forma que mais se adapta ao seu jeito, ao seu tempo e às suas intenções.
Preparando para o registro
Estas são algumas sugestões de formas de organização que podem contribuir para o registro:

Em relação ao ato de registrar

a) Ter um caderno para registrar fatos e comentários acontecidos ou relacionados a sala de aula.
b) Organizar uma pasta para guardar as produções dos alunos, os planejamentos, os textos que foram utilizados na realização de um determinado trabalho, suas reflexões sobre ele e tudo mais que julgar significativo.
c) Utilizar fichas com questões que orientam o registro. Veja um exemplo delas:

o   O que pretendo trabalhar esta semana
o   Atividade que vou realizar para alcançar as metas
o   Que atividade planejei e deram certo? Por quê?
o   O que fiz e não havia planejado?


A utilização de fotos, desenhos, bem como trechos de textos lidos ou recebidos pode se tornar um jeito bonito e agradável de documentar, de complementar um registro.

Em relação ao tempo:

Muitos dos professores que conseguiram desenvolver a prática do registro consideram este um bom caminho:

a) Todos os dias dedicar algum tempo para escrever sobre o vivido em relação ao trabalho educativo. Esse tempo pode variar de acordo com suas possibilidades. Mesmo que bem pequeno, 10, 15 minutos, a criação de uma rotina ajuda e muito a capacidade de registrar.
b) Síntese semanal: uma vez por semana escolher um ou mais aspectos do trabalho para documentar mais detalhadamente.
c) Registro final: concluído o projeto, estudo ou período de aula é chegada
a hora de escrever sobre o caminho percorrido, as conquistas, as dificuldades, o que ainda continua sendo um desafio, os resultados conseguidos e as suas sensações na realização do trabalho...

Em relação aos temas:

São infindáveis os temas cujos registros levam o professor a pensar melhor o seu fazer de educador(a), a sua compreensão do ato de ensinar, a sua forma de ver o mundo e de ler a realidade. Os registros tornam o professor autor de sua teoria e por isso mais capaz de atuar positivamente na sua sala de aula.

a) Registrar sobre quem são as alunas e alunos.
b) Escrever sobre experiências positivas vividas na semana: quais e por
que foram positivas.
c) Escrever sobre experiências que não tiveram êxito: quais e por que.
d) Escrever como os alunos escrevem, calculam, resolvem problemas matemáticos, pensam o mundo, a vida.
e) Escrever sobre a dinâmica do grupo.
f) Escrever idéias de continuidade, de aprofundamento ou de mudanças necessárias.
g) Escrever sobre os pontos fortes do trabalho ou estudo e sobre os pontos
que precisam ser revistos ou mudados.
h) Escrever sobre as próprias aprendizagens durante um certo tempo:
bimestre, semestre ou ano, por exemplo.

Como você deve ter notado, os registros permitem ao professor construir a memória do processo vivido na sala de aula. Eles propiciam uma visão geral
do trabalho desenvolvido, facilitando a constatação das dificuldades e sucessos. Possibilitam, assim, avaliar a aprendizagem dos alunos e a atuação
do professor.

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