sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Cultura africana e afro-brasileira

COMO TRABALHAR ESTE TEMA:

1 - Questionar os alunos sobre o que sabem, suas idéias e opiniões, dúvidas ou hipóteses acerca do tema em debate, valorizando seus conhecimentos.

2 - Propor novos questionamentos.

3 - Fornecer novas informações.

4 - Desenvolver atividades com diferentes fontes de informação — livros, jornais, revistas, filmes, fotos, visitas, passeios — e confrontar dados e abordagem.

5 - Trabalhar com documentos variados, edificações, plantas urbanas, mapas, instrumentos de trabalho, rituais, adornos, meios de comunicação, vestimentas, textos, imagens e filmes.

6 - Ensinar procedimentos de pesquisa e consulta em fontes bibliográficas: como organizar informações coletadas, como obter informações de documentos, como proceder em visitas e estudos.

7 - Promover estudos e reflexões sobre diversidade de modos de vida e de costumes dos afro-brasileiros.

8 - Promover estudos e reflexões sobre a presença, na atualidade, de elementos afro-brasileiros na localidade onde vivem os alunos.

9 - Debater questões do dia a dia dos afro-brasileiros.

10 - Construir, com os alunos, resumos orais e em forma de texto escrito, gráficos, linha de tempo; criar brochuras, murais, peças, danças, coreografias, comidas, vestimentas, exposições; instrumentos utilizados no trabalho, nos rituais, nas danças e estimular a criatividade expressiva.

11 - Propor pesquisa específica sobre rituais e superstições hoje praticados que percorreram tempo e espaço na sociedade brasileira e envolvem a etnia afro-brasileira.

12 - Propor pesquisa científica envolvendo a culinária afro-brasileira e sua inclusão no dia a dia do povo brasileiro e, em especial, da comunidade.

13 - Propor a culminância dos trabalhos em forma de feira pedagógica, com apresentação de todas as atividades planejadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário