COMO TRABALHAR ESTE TEMA:
1 - Questionar os alunos sobre o que sabem, suas idéias e opiniões, dúvidas ou hipóteses acerca do tema em debate, valorizando seus conhecimentos.
2 - Propor novos questionamentos.
3 - Fornecer novas informações.
4 - Desenvolver atividades com diferentes fontes de informação — livros, jornais, revistas, filmes, fotos, visitas, passeios — e confrontar dados e abordagem.
5 - Trabalhar com documentos variados, edificações, plantas urbanas, mapas, instrumentos de trabalho, rituais, adornos, meios de comunicação, vestimentas, textos, imagens e filmes.
6 - Ensinar procedimentos de pesquisa e consulta em fontes bibliográficas: como organizar informações coletadas, como obter informações de documentos, como proceder em visitas e estudos.
7 - Promover estudos e reflexões sobre diversidade de modos de vida e de costumes dos afro-brasileiros.
8 - Promover estudos e reflexões sobre a presença, na atualidade, de elementos afro-brasileiros na localidade onde vivem os alunos.
9 - Debater questões do dia a dia dos afro-brasileiros.
10 - Construir, com os alunos, resumos orais e em forma de texto escrito, gráficos, linha de tempo; criar brochuras, murais, peças, danças, coreografias, comidas, vestimentas, exposições; instrumentos utilizados no trabalho, nos rituais, nas danças e estimular a criatividade expressiva.
11 - Propor pesquisa específica sobre rituais e superstições hoje praticados que percorreram tempo e espaço na sociedade brasileira e envolvem a etnia afro-brasileira.
12 - Propor pesquisa científica envolvendo a culinária afro-brasileira e sua inclusão no dia a dia do povo brasileiro e, em especial, da comunidade.
13 - Propor a culminância dos trabalhos em forma de feira pedagógica, com apresentação de todas as atividades planejadas.
2 - Propor novos questionamentos.
3 - Fornecer novas informações.
4 - Desenvolver atividades com diferentes fontes de informação — livros, jornais, revistas, filmes, fotos, visitas, passeios — e confrontar dados e abordagem.
5 - Trabalhar com documentos variados, edificações, plantas urbanas, mapas, instrumentos de trabalho, rituais, adornos, meios de comunicação, vestimentas, textos, imagens e filmes.
6 - Ensinar procedimentos de pesquisa e consulta em fontes bibliográficas: como organizar informações coletadas, como obter informações de documentos, como proceder em visitas e estudos.
7 - Promover estudos e reflexões sobre diversidade de modos de vida e de costumes dos afro-brasileiros.
8 - Promover estudos e reflexões sobre a presença, na atualidade, de elementos afro-brasileiros na localidade onde vivem os alunos.
9 - Debater questões do dia a dia dos afro-brasileiros.
10 - Construir, com os alunos, resumos orais e em forma de texto escrito, gráficos, linha de tempo; criar brochuras, murais, peças, danças, coreografias, comidas, vestimentas, exposições; instrumentos utilizados no trabalho, nos rituais, nas danças e estimular a criatividade expressiva.
11 - Propor pesquisa específica sobre rituais e superstições hoje praticados que percorreram tempo e espaço na sociedade brasileira e envolvem a etnia afro-brasileira.
12 - Propor pesquisa científica envolvendo a culinária afro-brasileira e sua inclusão no dia a dia do povo brasileiro e, em especial, da comunidade.
13 - Propor a culminância dos trabalhos em forma de feira pedagógica, com apresentação de todas as atividades planejadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário