quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

NATAL

As comemorações festivas do ciclo natalino vêm da distante Idade Média, quando a Igreja Católica introduziu o Natal em substituição a festa mais antiga do Império Romano, a festa do deus Mitra, que anunciava a volta do sol em pleno inverno do Hemisfério Norte. A adoração a Mitra, divindade persa que se aliou ao sol para obter calor e luz em benefício das plantas, foi introduzida em Roma no último século antes de Cristo, tornando-se uma das religiões mais populares do Império.

A data conhecida pelos primeiros cristãos foi fixada pelo Papa Júlio 1º para o nascimento de Jesus Cristo como uma forma de atrair o interesse da população.

Pouco a pouco o sentido cristão modelou e reinterpretou o Natal na forma e intenção. Conta a Bíblia que um anjo anunciou para Maria que ela daria a luz a Jesus, o filho de Deus. Na véspera do nascimento, o casal viajou de Nazaré para Belém, chegando à noite. Como não encontraram lugar para dormir, eles ficaram no estábulo de uma estalagem. E ali mesmo, entre bois e cabras, Jesus nasceu, sendo enrolado em panos e deitado numa manjedoura. Pastores que estavam próximos com seus rebanhos foram avisados por um anjo e visitaram o bebê. Três Reis Magos, que viajavam há dias seguindo a estrela guia, encontraram o lugar e ofereceram ouro, mirra e incenso como presentes ao menino. Na volta, espalharam a notícia de que havia nascido o filho de Deus.

Desde a sua origem o Natal é cercado de magia e, como toda festa religiosa tem seus símbolos. Alguns deles são:

  • Árvore: representa a vida renovada, o nascimento de Jesus. O pinheiro foi escolhido por suas folhas estarem sempre verdes e cheias de vida. Essa tradição surgiu na Alemanha, no século XVI. As famílias enfeitavam suas árvores com papel colorido, frutas e doces. No século XIX, através dos imigrantes que vieram para a América, o costume se espalhou pelo mundo.

  • Presentes: simbolizam as ofertas dos três Reis Magos; esse hábito é anterior ao nascimento de Jesus; quando os romanos celebravam a Saturnália, em 17 de dezembro, trocavam presentes e na festa do ano novo romano havia distribuição de presentes às crianças pobres.

  • Velas: representam a boa vontade. No passado europeu, eram colocadas nas janelas das casas para indicar que os moradores estavam receptivos.

  • Estrela: colocada no topo do pinheiro, representa a esperança dos Reis Magos em encontrar o filho de Deus. A estrela guia os orientou até o estábulo onde Jesus nasceu.

  • Cartões: surgiram na Inglaterra em 1843, criados por John C. Horsley que deu um deles a Henry Cole, amigo que sugeriu fazer cartas rápidas para felicitar os familiares.

·         Comidas típicas: o simbolismo que o alimento tem na mesa vem das sociedades antigas,que passavam fome e encontravam na carne o mais importante prato, uma forma de reverenciar a Deus.

  • Presépio: reproduz o nascimento de Jesus. O primeiro a armar um presépio foi São Francisco de Assis, em 1223. As ordens religiosas se incumbiram de divulgar o presépio e o povo assumiu a tarefa de continuar com o ritual.

  •  Papai Noel: a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando alguns saquinhos com moedas próximos às chaminés das casas. O bispo foi transformado em santo – São Nicolau – após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele. A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos recebeu o nome de Santa Claus, em Portugal de Pai Natal e no Brasil de Papai Noel.

·         Músicas de Natal:

Noite feliz

Noite feliz, Noite feliz,
O Senhor, Deus de amor,
pobrezinho nasceu em Belém.
Eis na lapa Jesus, nosso bem.
Dorme em paz, oh Jesus.
Dorme em paz, oh Jesus.

Noite de paz! Noite de amor!
Tudo dorme em redor,
entre os astros que espargem a luz,
indicando o Menino Jesus.
Brilha a estrela da paz.

Noite de paz! Noite de amor!
Nas campinas ao pastor,
Lindos anjos mandados por Deus,
Anunciam a nova dos céus;
Nasce o bom Salvador!

Noite de paz! Noite de amor!
Oh, que belo resplendor
Ilumina a o Menino Jesus!
No presépio, do mundo eis a luz,
Sol de eterno fulgor!

Jingle Bells
Hoje a noite é bela Juntos eu e ela
Vamos a capela Felizes a rezar.
Ao soar o sino Sino pequenino
Vem o Deus-Menino Nos abençoar.
Bate o sino pequenino sino de Belém
Já nasceu o Deus menino para o nosso bem!
É Natal, é Natal sininhos de luz!
Replicai, badalai que nasceu Jesus!
Paz na Terra pede o sino alegre a cantar!
Abençoe, Deus Menino sempre o nosso lar!
Anoiteceu
Anoiteceu, o sino gemeu, a gente ficou, feliz a rezar.
Papai Noel, vê se você tem, a felicidade prá você me dar.
Eu pensei que todo mundo fosse filho de Papai Noel.
Bem assim felicidade, eu pensei que fosse uma brincadeira de papel.
Já faz tempo que pedi, mas o meu Papai Noel não vem.
Com certeza já morreu ou então felicidade é brinquedo que não tem
Natal das Crianças

Natal, Natal das crianças
Natal da noite de luz
Natal da estrela-guia
Natal do Menino Jesus

Blim, blão, blim, blão,
blim, blão...
Bate o sino da matriz
Papai, mamãe rezando
Para o mundo ser feliz
Blim, blão, blim, blão,
blim, blão...
O Papai Noel chegou
Também trazendo presente
Para a vovó e o vovô

Nenhum comentário:

Postar um comentário