7º ano
|
||
Expectativas de Aprendizagem
|
Eixo Temático
|
Conteúdo
|
·
Compreender textos orais identificando os
elementos linguísticos e não verbais;
·
Atribuir sentido a textos orais
posicionando-se criticamente diantes deles.
|
Língua Oral
|
Gêneros Discursivos:
·
Entrevista;
·
Debate.
|
·
Conhecer alguns aspectos dos gêneros a serem
trabalhados tanto do ponto de vista histórico quanto do de sua função social;
·
Conhecer e observar os gêneros levando em
conta as características desses e as condições da situação de produção.
|
Leitura
|
Gêneros Textuais:
·
Notícia;
·
Diário;
·
Carta do Leitor;
·
Memória;
·
Biografia;
·
Autobiografia.
|
·
Redigir textos nos gêneros previstos,
considerando as especificidades das condições de produção, coerência e coesão
textual;
·
Identificar as características e finalidades
de diferentes gêneros textuais;
·
Revisar os próprios textos com objetivo de
adequá-los à finalidade do gênero trabalhado.
|
Língua Escrita
|
Gêneros Textuais:
·
Notícia;
·
Diário;
·
Carta do Leitor;
·
Memória;
·
Biografia;
·
Autobiografia.
|
·
Aprende a aplicar de
forma consciente as regras gramaticais e a usar os materiais de consulta;
|
Conhecimentos Linguísticos
|
·
Pontuação;
·
Ortografia;
·
Discurso direto e indireto;
·
Revisão geral das classes gramaticais
trabalhadas no 6º ano;
·
Pronomes (possessi-
Vos); demonstrativos e de tratamento);
·
Revisão de acentuação gráfica;
·
Formas nominais do verbo;
·
Verbos regulares e irregulares (tempo e
modo);
·
Advérbio;
·
Preposição;
·
Interjeição;
·
Conjunção (introdução);
·
Oração e Período;
·
Sujeito;
·
Predicado.
|
domingo, 2 de junho de 2013
MATRIZES CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário