8º ano
|
|
|
Expectativas de Aprendizagem
|
Eixo Temático
|
Conteúdo
|
·
Compreender textos orais identificando os
elementos linguísticos e não verbais;
·
Atribuir sentido a textos orais
posicionando-se criticamente diantes deles.
|
Língua Oral
|
Gêneros Discursivos:
·
Entrevista;
·
Debate;
·
Texto dramático.
|
·
Conhecer alguns aspectos dos gêneros a serem
trabalhados tanto do ponto de vista histórico quanto do de sua função social;
·
Conhecer e observar os gêneros levando em
conta as características desses e as condições da situação de produção.
|
Leitura
|
Gêneros Textuais:
·
Reportagem;
·
Receita;
·
Texto de regras de jogo;
·
Texto de campanha comunitária;
·
Cordel;
·
Crônica;
·
Texto teatral escrito;
·
Artigo de opinião.
|
·
Redigir textos nos gêneros previstos,
considerando as especificidades das condições de produção, coerência e coesão
textual;
·
Revisar os próprios textos com objetivo de
adequá-los à finalidade do gênero trabalhado.
|
Língua Escrita
|
Gêneros Textuais:
·
Reportagem;
·
Receita;
·
Texto de regras de jogo;
·
Texto de campanha comunitária;
·
Cordel;
·
Crônica;
·
Texto teatral escrito;
·
Artigo de opinião.
|
·
Aprende a aplicar de
forma consciente as regras gramaticais e a usar os materiais de consulta;
|
Conhecimentos Linguísticos
|
·
Ortografia;
·
Revisão dos termos essências da oração;
·
Núcleo do predicado;
·
Predicativo do sujeito;
·
Predicativo do objeto;
·
Transitividade verbal;
·
Adjunto adverbial;
·
Complemento nominal;
·
Vozes do verbo;
·
Aposto
·
Vocativo;
·
Casos especiais de acentuação: verbos
·
Palavras homônimas e parônimas;
·
Oração, período simples e composto
(revisão);
·
Elementos de coesão;
·
Orações coordenadas.
|
quinta-feira, 6 de junho de 2013
MATRIZES CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário