quinta-feira, 6 de junho de 2013

MATRIZES CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUESA

8º ano



Expectativas de Aprendizagem

Eixo Temático


Conteúdo

·         Compreender textos orais identificando os elementos linguísticos e não verbais;
·         Atribuir sentido a textos orais posicionando-se criticamente diantes deles.





Língua Oral



Gêneros Discursivos:

·         Entrevista;
·         Debate;
·         Texto dramático.

·         Conhecer alguns aspectos dos gêneros a serem trabalhados tanto do ponto de vista histórico quanto do de sua função social;
·         Conhecer e observar os gêneros levando em conta as características desses e as condições da situação de produção.







Leitura



Gêneros Textuais:

·         Reportagem;
·         Receita;
·         Texto de regras de jogo;
·         Texto de campanha comunitária;
·         Cordel;
·         Crônica;
·         Texto teatral escrito;
·         Artigo de opinião.

·         Redigir textos nos gêneros previstos, considerando as especificidades das condições de produção, coerência e coesão textual;
·         Revisar os próprios textos com objetivo de adequá-los à finalidade do gênero trabalhado.






Língua Escrita




Gêneros Textuais:

·         Reportagem;
·         Receita;
·         Texto de regras de jogo;
·         Texto de campanha comunitária;
·         Cordel;
·         Crônica;
·         Texto teatral escrito;
·         Artigo de opinião.


·         Aprende a aplicar de forma consciente as regras gramaticais e a usar os materiais de consulta;




Conhecimentos Linguísticos


·         Ortografia;
·         Revisão dos termos essências da oração;
·         Núcleo do predicado;
·         Predicativo do sujeito;
·         Predicativo do objeto;
·         Transitividade verbal;
·         Adjunto adverbial;
·         Complemento nominal;
·         Vozes do verbo;
·         Aposto
·         Vocativo;
·         Casos especiais de acentuação: verbos
·         Palavras homônimas e parônimas;
·         Oração, período simples e composto (revisão);
·         Elementos de coesão;
·         Orações coordenadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário