9º ano
|
|
|
Expectativas de Aprendizagem
|
Eixo Temático
|
Conteúdo
|
·
Compreender textos orais identificando os
elementos linguísticos e não verbais;
·
Atribuir sentido a textos orais
posicionando-se criticamente diante deles.
|
Língua Oral
|
Gêneros Discursivos:
·
Entrevista;
·
Debate;
·
Seminário;
·
Propaganda.
|
·
Conhecer alguns aspectos dos gêneros a serem
trabalhados tanto do ponto de vista histórico quanto do de sua função social;
·
Conhecer e observar os gêneros levando em
conta as características desses e as condições da situação de produção.
|
Leitura
|
Gêneros Textuais:
·
Conto
·
Texto de divulgação científica
·
Resumo;
·
Relatório;
·
Anúncio publicitário;
·
Reportagem;
·
Editorial.
|
·
Redigir textos nos gêneros previstos,
considerando as especificidades das condições de produção, coerência e coesão
textual;
·
Revisar os próprios textos com o objetivo de
aprimorá-los.
|
Língua Escrita
|
Gêneros Textuais:
·
Conto
·
Texto de divulgação científica
·
Resumo;
·
Relatório;
·
Anúncio publicitário;
·
Reportagem;
·
Editorial.
|
·
Aprende a aplicar de
forma consciente as regras gramaticais e a usar os materiais de consulta;
|
Conhecimentos Linguísticos
|
·
Revisão das orações coordenadas;
·
Orações subordinadas;
·
Pronome relativo;
·
Colocação Pronominal;
·
Concordância nominal e verbal;
·
Regência verbal e nominal;
·
Crase;
·
Figuras de Linguagem;
·
Processo de formação de palavras.
|
sábado, 8 de junho de 2013
MATRIZES CURRICULARES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário