domingo, 30 de março de 2014

Trabalhando a COPA DO MUNDO 2014 no BRASIL na escola


Copa do Mundo ou Campeonato do Mundo de Futebol FIFA de 2014 será a vigésima edição do evento e terá como país-anfitrião o Brasil. É a segunda vez que este torneio é realizado no país, depois da Copa do Mundo FIFA de 1950. A competição será disputada entre 12 de junho e 13 de julho e ocorrerá pela quinta vez na América do Sul, a primeira após 36 anos já que a Argentina acolheu o evento em 1978. Foi à última sede de Copa do Mundo escolhida através da política de rodízio de continentes implementada pela FIFA, iniciado a partir da escolha da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.
As seleções nacionais de 31 países avançaram através de competições de qualificação, que começaram em junho de 2011, para participar com o país anfitrião, o Brasil, no torneio final. Um total de 64 jogos devem ser jogados em doze cidades de todo o Brasil em estádios novos ou reconstruídos, sendo que o torneio começa com uma fase de grupos. Pela primeira vez em uma Copa do Mundo, os jogos vão usar tecnologia na linha do gol.
Com o país anfitrião, todas as equipes campeãs do mundo desde a primeira Copa do Mundo, em 1930 (Uruguai, Itália, Alemanha, Inglaterra, Argentina, França e Espanha) se qualificaram para esta competição. A Espanha é o atual campeão, tendo derrotado os Países Baixos por 1-0 na final da Copa do Mundo FIFA de 2010 para ganhar seu primeiro título Mundial. As quatro Copas do Mundo anteriores sediadas pela América do Sul foram todas ganhas por seleções sul-americanas.

Orientação para o professor

HISTÓRIA
·        Trabalhar a origem das copas mundiais;
·        Trabalhar a história dos países que realizaram as copas do mundo  e o país atual, onde vai acontecer em 2014.

GEOGRAFIA
·        Trabalhe com um mapa mundo, mostrando a localização do país que vai sediar e dos estados onde serão realizados os jogos;
·        Trabalhar dados geográficos do país que está sediando a copa e dos países participantes da Copa do mundo 2014;

CIÊNCIAS
·        Pesquisar o que é DOPING e quais seus efeitos e proibição;
·        Trabalhar a importância da alimentação para o nosso corpo e como se dá a transformação dos alimentos em energia e movimento;

PORTUGUÊS
·        Trabalhe com os alunos a partir de palavras relacionadas com a COPA DO MUNDO - BRASIL;
·        Trabalhe pesquisa, construção e estudo de texto se baseando em manchetes de jornais, revistas e internet sobre a copa do mundo 2014;
·        Trabalhe explicando como é a língua oficial dos países participantes.

INGLÊS
·        Confeccionar um álbum ilustrado com palavras relacionadas com a copa do mundo 2014;

MATEMÁTICA
·        Trabalhar com os alunos utilizando dados disponíveis em revistas, jornais e internet, gráficos e tabelas sobre o quadro de medalhas dos países que venceram as copas;
·        Trabalhar o BRASIL - quantidade de vezes que participou da copa do mundo com o seu quadro de medalhas.

ARTE
·        Pesquisar e desenhar a logomarca, taça, bola e mascote da copa do mundo 2014;
·        Trabalhar e confeccionar as bandeiras dos países participantes.

ENSINO RELIGIOSO
·        Pesquisar sobre as doutrinas religiosas do país sede e dos países participantes.

EDUCAÇÃO FÍSICA
·        Pesquisar sobre a FIFA, o FUTEBOL, como surgiu, objetivo e regras;
·        Trabalhar a importância do esporte para a saúde.

CIDADANIA
·         Trabalhar a importância da VITÓRIA, do COMPETIR – GANHAR e seu papel como um esportista em uma competição mundialmente importante.

2 comentários:

  1. Olá, Manoel! Gostei muito das atividades sobre a Copa do Mundo e do seu blog. Deixo o endereço do nosso (meu e dos meus alunos) para que possamos fazer uma parceria em prol de uma educação de qualidade. http://produzindomania.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. sou professor é irei usar mas com algumas modificaçoes

    ResponderExcluir