Copa do Mundo ou Campeonato do Mundo de
Futebol FIFA
de 2014 será a vigésima edição do evento
e terá como país-anfitrião o Brasil. É a
segunda vez que este torneio é realizado no país, depois da Copa
do Mundo FIFA de 1950. A competição será disputada entre 12 de junho e 13 de julho e ocorrerá pela
quinta vez na América do
Sul, a primeira após 36 anos já que a Argentina acolheu o evento em 1978.
Foi à última sede de Copa do Mundo escolhida através da política de rodízio de
continentes implementada pela FIFA, iniciado a partir da escolha da Copa
do Mundo de 2010 na África do Sul.
As
seleções nacionais de 31 países avançaram através de competições de
qualificação, que começaram em junho de 2011, para participar com o país
anfitrião, o Brasil, no torneio final. Um total de 64 jogos devem ser jogados
em doze cidades de todo o Brasil em estádios novos ou reconstruídos, sendo que
o torneio começa com uma fase de grupos. Pela primeira vez em uma Copa do
Mundo, os jogos vão usar tecnologia na linha do gol.
Com o
país anfitrião, todas as equipes campeãs do mundo desde a primeira Copa do
Mundo, em 1930
(Uruguai,
Itália,
Alemanha,
Inglaterra,
Argentina,
França
e Espanha)
se qualificaram para esta competição. A Espanha é o atual campeão,
tendo derrotado os Países
Baixos por 1-0 na final da Copa
do Mundo FIFA de 2010 para ganhar seu primeiro título Mundial. As
quatro Copas do Mundo anteriores sediadas pela América do Sul foram todas
ganhas por seleções sul-americanas.
Orientação para o
professor
HISTÓRIA
·
Trabalhar a origem das copas mundiais;
·
Trabalhar a história dos países que realizaram as copas
do mundo e o país atual, onde vai acontecer
em 2014.
GEOGRAFIA
·
Trabalhe com um mapa mundo, mostrando a localização do
país que vai sediar e dos estados onde serão realizados os jogos;
·
Trabalhar dados geográficos do país que está sediando a
copa e dos países participantes da Copa do mundo 2014;
CIÊNCIAS
·
Pesquisar o que é DOPING e quais seus efeitos e
proibição;
·
Trabalhar a importância da alimentação para o nosso
corpo e como se dá a transformação dos alimentos em energia e movimento;
PORTUGUÊS
·
Trabalhe com os alunos a partir de palavras
relacionadas com a COPA DO MUNDO - BRASIL;
·
Trabalhe pesquisa, construção e estudo de texto se
baseando em manchetes de jornais, revistas e internet sobre a copa do mundo 2014;
·
Trabalhe explicando como é a língua oficial dos países
participantes.
INGLÊS
·
Confeccionar um álbum ilustrado com palavras
relacionadas com a copa do mundo 2014;
MATEMÁTICA
·
Trabalhar com os alunos utilizando dados disponíveis
em revistas, jornais e internet, gráficos e tabelas sobre o quadro de medalhas
dos países que venceram as copas;
·
Trabalhar o BRASIL - quantidade de vezes que
participou da copa do mundo com o seu quadro de medalhas.
ARTE
·
Pesquisar e desenhar a logomarca, taça, bola e mascote
da copa do mundo 2014;
·
Trabalhar e confeccionar as bandeiras dos países
participantes.
ENSINO RELIGIOSO
·
Pesquisar sobre as doutrinas religiosas do país sede e
dos países participantes.
EDUCAÇÃO FÍSICA
·
Pesquisar sobre a FIFA, o FUTEBOL, como surgiu,
objetivo e regras;
·
Trabalhar a importância do esporte para a saúde.
CIDADANIA
·
Trabalhar a importância da VITÓRIA, do
COMPETIR – GANHAR e seu papel como um esportista em uma competição mundialmente
importante.
Olá, Manoel! Gostei muito das atividades sobre a Copa do Mundo e do seu blog. Deixo o endereço do nosso (meu e dos meus alunos) para que possamos fazer uma parceria em prol de uma educação de qualidade. http://produzindomania.blogspot.com.br/
ResponderExcluirsou professor é irei usar mas com algumas modificaçoes
ResponderExcluir