terça-feira, 6 de maio de 2014

O QUE É FIFA?



A Federação Internacional de Futebol Associado (do francês: Fédération Internationale de Football Association), mais conhecida pelo acrônimo FIFA, é a instituição internacional que dirige as associações de futsal, futebol de areia ou futebol de praia e futebol associado, o esporte coletivo mais popular do mundo. Filiada ao COI, a FIFA foi fundada em Paris em 21 de maio de 1904 e tem sua sede em Zurique na Suíça.

Ao todo possui 209 países e/ou territórios associados. Com esse número, é a instituição internacional que possui a segunda maior quantidade de associados, inclusive mais associados do que a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Comitê Olímpico Internacional (COI), que possuem, respectivamente, 193 e 205 membros cada. A Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) possui 212 membros.

O atual presidente é o suíço Joseph Blatter e o secretário executivo é o francês Jérôme Valcke.
As regras do futebol que governam o jogo não são apenas de responsabilidade da FIFA. Existe um comité chamado International Football Association Board (IFAB) que discute e pondera a regras do futebol. A FIFA é representada por quatro dirigentes (metade do comité), que tem ainda como representantes Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

Em conjunto com a FIFA trabalham seis confederações continentais, que organizam competições na sua área de atuação, seguindo as especificações da FIFA.
A Guiana e o Suriname fazem parte da CONCACAF apesar de estarem na América do Sul
A Austrália faz parte da AFC desde 2006

A FIFA reconhece um total de 209 federações nacionais masculinas e 129 federações femininas. A FIFA possui mais membros do que a ONU, sendo que ela reconhece 23 territórios não reconhecidos pelas Nações Unidas, como a Palestina. Apenas oito nações soberanas não pertencem a FIFA: Mônaco, Vaticano, Micronésia, Ilhas Marshall, Kiribati, Tuvalu, Palau e Nauru.

A FIFA organiza várias competições e, apesar de todas serem reconhecidas pela entidade, só algumas fazem parte do calendário oficial.
O Ranking Mundial da FIFA (oficialmente Ranking Mundial FIFA/Coca-Cola), é um sistema que classifica as 210 Seleções Nacionais de Futebol Masculino associadas à organização. É utilizado desde agosto de 1993 e já passou por diversas reformulações. A mais recente, após a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário