segunda-feira, 5 de maio de 2014

Programa Escola Aberta



O Programa “Escola Aberta” convida a população dos bairros adjacentes às escolas participantes do projeto para a programação dos finais de semana. O Programa proporciona espaços alternativos para alunos das escolas públicas e suas respectivas comunidades, oferecendo oficinas pedagógicas, artísticas e profissionalizantes e outras atividades. A proposta consiste em desenvolver a qualidade de ações educacionais, a inclusão social, bem como a construção de uma cultura de paz.

O objetivo maior da “Escola Aberta” é a formação do cidadão e a redução da violência nas escolas, direcionando tal trabalho às unidades de ensino, localizadas em regiões urbanas de risco e vulnerabilidade social. Nesse sentido a escola torna-se um ambiente democrático, em que, nos finais de semana, são ocupados pela comunidade e alunos, para a prática do esporte, lazer, arte e aprendizagem.

O programa é desenvolvido em âmbito nacional pelo Ministério da Educação e a Organização das Nações Unidas para a Educação. A iniciativa conta ainda com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Fundo Municipal de Manutenção e Desenvolvimento da Educação (FMMDE).

Nacionalmente conta com a participação de todos os Estados da Federação e do Distrito Federal (DF), em parceria com 91 Secretarias Municipais de Educação e cinco Estaduais, atendendo a mais de duas mil escolas em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário