Ambiente
alfabetizador: fazer da sala de aula um espaço em
que ricos estímulos de aprendizagem estejam sempre presentes. É um ambiente que
promove um conjunto de situações de uso real de leitura e de escrita. Um
ambiente alfabetizador é aquele que tem diferentes tipos de textos que são
consultados frequentemente, com diferentes funções sociais. Devem ser
substituídos de acordo com sua funcionalidade, além de estarem ao alcance do
grupo.
Atividades
significativas: para uma alfabetização de qualidade
é necessário propor atividades de leitura e escrita que fazem sentido para as
crianças, contextualizada e de acordo com a realidade social dos educandos.
Autoestima: o trabalho de autoestima dos educandos é outro fator
relevante em qualquer aprendizagem.
Intervenções: devem ser problematizadoras, ou seja, devem colocar bons
problemas para serem resolvidos pelos educandos. A educadora poderá propor
atividades desafiadoras, ou seja, ao mesmo tempo possíveis e difíceis.
Gênese
da leitura e da escrita:
conhecer profundamente a gênese da língua escrita possibilita identificar as
mediações, as intervenções e atividades necessárias para se obter sucesso no
processo de alfabetização e o resultado será bastante compensador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário