É o modo de
viabilizar as interações e inter-relações entre as diferentes disciplinas
existentes, consentindo que cada aluno perceba o conhecimento coletivo e
construa o seu de maneira individual. Como vemos, currículo interdisciplinar
não é apenas combinar algumas disciplinas em projetos, mas para que a
interdisciplinaridade aconteça é necessário a colaboração e a parceria entre as
disciplinas do currículo para se chegar a um finalidade única, que é a noção da
realidade. O conceito de interdisciplinaridade foi organizado propondo-se
restabelecer um diálogo entre as diversas áreas dos conhecimentos científicos.
A interdisciplinaridade pode ser compreendida como sendo a troca de
reciprocidade entre as disciplinas ou ciências, ou melhor, áreas do
conhecimento. (FEREIRA in FAZENDA, 1993, p. 21-22).Nessa expectativa compete ao
professor, articular teoria e prática, numa forma interdisciplinar sem perder
de vista os objetivos fundamentais elencados para a sua disciplina. Ao
buscarmos um novo olhar interdisciplinar chegaremos ao olhar transdisciplinar
com mais entrosamento e fortalecimento.
A
transdisciplinaridade considera o que está ao mesmo tempo entre as
disciplinas, através
das diferentes disciplinas e além
de toda disciplina e sua finalidade é compreender o mundo atual. A
transdisciplinaridade é a investigação da acepção da vida através de relações
entre os diversos saberes das ciências exatas, humanas e artes, estimulando a
vinculação e indicando uma visão contextualizada do conhecimento, da vida e do
mundo. A transdisciplinaridade busca a compreensão do conhecimento, busca a
inclusão, procura parceria, adiciona, compartilha, coopera, agrega. Citando
Paulo Freire, constatamos que a fala desse educador nos elucida ao colocar que
devemos aproximar a atitude interdisciplinar da atitude transdisciplinar:
porque encontraremos nas duas o coletivo instituinte, o trabalho em grupo, a
transversalidade, o diálogo.
O papel da educação
como elemento de desenvolvimento social é reorientado, quando existe correlação
entre as capacidades exigidas para o exercício da cidadania e para as ações
produtivas. Devemos lembrar que a exclusão proveniente da sociedade do consumo
e do capitalismo poderá sofrer diminuição através da idéia de currículos que
privilegiem áreas que estão em crescimento no momento atual. Uma sugestão
curricular de alcance para a sociedade contemporânea deverá agregar as
tendências atuais da ciência e da tecnologia nas atividades produtivas e nas
interações sociais.
Mediante as
demandas contemporâneas, educadores de todo o país estão reunidos para discutir
o entendimento do currículo no ensino infantil e fundamental, pois a idéia é
modernizar o debate sobre a importância do currículo, principalmente após a ampliação
do ensino fundamental para nove anos. Os estudos serão estruturados em seis
eixos temáticos: currículo e desenvolvimento humano; educandos e o currículo;
organização dos tempos e espaços escolares; currículo, conhecimento e cultura;
diversidade e inclusão social; e currículo e avaliação.
Diante da constatação de necessidades contemporâneas, os eixos temáticos
referentes aos estudos em andamento incorporam a preocupação dos educadores com
a necessidade de um currículo que contemple a interdisciplinaridade e a
transdisciplinaridade, porque o ser humano é ser de múltiplas dimensões e
aprendem em tempos e em ritmos diferentes, o conhecimento deve ser construído e
reconstruído, processualmente e sucessivamente, e o conhecimento deve ser
abordado em uma perspectiva de totalidade.
Referências:MEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário