sexta-feira, 8 de agosto de 2014

CELULAR NA SALA DE AULA




1. O tema do projeto/atividades pedagógicas. CELULAR – Uma ferramenta pedagógica.

2. O principal objetivo (a ser) alcançado. Utilizar o celular como ferramenta nas atividades referente aos conteúdos do dia a dia do aluno do seu ensino aprendizagem.

3. O nível de ensino em que foi, está sendo ou será realizado (Fundamental I, Fundamental II ou Ensino Médio). Ensino fundamental I e II

4. A(s) disciplina(s) envolvida(s):
Ø  LÍNGUA PORTUGUESA - Editor de texto e fazer pequenas mensagens;
Ø  LÍNGUA ESTRANGEIRA – Editor de texto e fazer um ditado com palavras em inglês ou espanhol;
Ø  MATEMÁTICA – Calculadora e trabalhar as quatro operações;
Ø  GEOGRAFIA – Câmera e tirar fotos dos pontos turísticos de sua cidade;
Ø  CIÊNCIAS – Câmera e filmar ambiente próximo da escola, como praças, ruas, esgotos etc.
Ø  HISTÓRIA –  Gravador de voz e entrevistar personalidades do município, moradores etc.
Ø  ARTES – Editor de imagens e personalizar e legendar as imagens.
Ø  EDUCAÇÃO FÍSICA – Cronometro e relógio para marcar o tempo das atividades físicas.

Temas Transversais:
v  MEIO AMBIENTE – Jogar as pilhas e baterias em recipientes adequados;
v  SAÚDE – Os cuidados que devemos ter com as substâncias químicas das baterias e pilhas;
v  TRABALHO E CONSUMO – Evitar o consumismo de objetos eletrônicos;

5. Os resultados Já obtidos ou esperados. Motivar e conscientizar ao aluno ter criatividade no que diz respeito ao uso do celular para fins de aprendizagem tanto dentro como fora da escola.

6. As diferentes fases do projeto, as estratégias pedagógicas e os diferentes usos do celular propostos para realizar o projeto ou a atividade pedagógica. Conhecer os vários tipos de celular e seus recursos e funcionalidade – Identificar quais recursos podemos adaptá-lo a nossa realidade no ensino aprendizagem na sala de aula.

7. O Trabalho com a multimodalidade (ou Com as diferentes linguagens) que o projeto ou conjunto de atividades atividade acaba por desencadear. Escrever, calcular, fotografar, filmar, gravar, conectar.

8. Os Ganhos didáticos pedagógicos da incorporação do celular ao trabalho de sala de aula.
1 – Motivação dos alunos em usar o celular;
2 – Autonomia no uso do celular nas atividades;
3 – Criatividade na execução das atividades;
4 – Valorização do celular no uso pedagógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário