quinta-feira, 7 de agosto de 2014

QUATRO IDEIAS PARA DAR AULAS MAIS DINÂMICAS E INTERATIVAS



Até os alunos mais dedicados e estudiosos podem se sentir desmotivados depois de algumas horas de aula e atividades na escola. Para evitar esse tipo de situação este ano e fazer com que os estudantes a aprenderem de maneira dinâmica, interativa e com qualidade, separamos algumas sugestões que podem ajudá-lo a planejar aulas interessantes para diferentes matérias e assuntos.

1. Ambientes e aulas interativas

Todo tipo de iniciativa ou estratégia que tire os alunos da posição de ouvintes dormentes e inativos para participantes entusiasmados e colaborativos na sala de aula irá não apenas revigorar, mas também transformar radicalmente todo o processo de aprendizado e relacionamento entre eles e o educador. Jogos, teatros, tecnologias e outras atividades podem ser empregadas para que seus estudantes entendam que a construção do aprendizado é feita quando se divide o processo com outras pessoas.

2. Passeios e visitas

Lembre-se de seus dias de estudante e a alegria que sentia todas às vezes que saia para visitas, seja ao zoológico, parques ou museus. A diversão nunca foi motivo para impedir que não aprendesse, pelo contrário, na maioria das vezes você aprendeu ainda mais e as lembranças boas fizeram com que o conhecimento ficasse marcado para sempre na memória. Esse tipo de recordação o ajudará a entender como as visitas e passeios podem fazer toda a diferença na vida e desenvolvimento de um aluno, não importa a série em que esteja ou assunto abordado.

3. Tecnologia

O desenvolvimento de novas tecnologias que atendem às necessidades de professores e alunos na sala de aula e fora dela tem possibilitado que muitos resultados positivos sejam alcançados e barreiras sejam quebradas. Um exemplo disso é o auxilio que tais ferramentas podem trazer para estudantes diagnosticados com autismo. Eles conseguem se comunicar de maneira mais efetiva e sentem-se mais confiantes.

4. Internet

A dica acima já oferece uma introdução a esse assunto, já que a internet merece um tópico individual. São cada vez mais impressionantes as revoluções que ela tem causado no cotidiano dos alunos e na forma como a educação é vista e adquirida. Imagine por um segundo todas as oportunidades que podem ser criadas quando as melhores universidades do mundo oferecem cursos gratuitos online?

Nenhum comentário:

Postar um comentário