O Pacto
Nacional de Alfabetização na Idade Certa inclui avaliações anuais, formação
continuada de professores e distribuição de materiais didáticos
15,2% das crianças brasileiras chegam aos oito
anos sem estarem alfabetizadas. A alfabetização
tardia pode atrapalhar a aprendizagem do aluno e, visando mudar essa situação,
o Ministério da Educação
lançou o Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Realizado
entre municípios, distrito federal, estados e governo federal, o objetivo do
pacto é alfabetizar em Português e Matemática todas as crianças até os oito
anos de idade, no final do 3º ano do Ensino Fundamental.
O programa vai
apoiar as escolas públicas em diferentes necessidades: estão previstas formação
continuada de professores alfabetizadores, com curso presenciais e bolsas de
estudos. Também serão distribuídos gratuitamente materiais didáticos e
pedagógicos específicos para alfabetização, obras literárias, além de outras
tecnologias educacionais, como jogos.
Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA)
Para avaliar a qualidade do aprendizado, o ministério da Educação oficializou no começo de junho a avaliação anual e censitária para crianças que terminam o ciclo de alfabetização, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, em escolas públicas.
A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) irá produzir índices sobre o conhecimento dos alunos e ajudar no cumprimento das metas do PNAIC. Outra avaliação ligada à alfabetização é a Provinha Brasil, que é aplicada em alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, no início e ao final do ano letivo. Porém, é uma prova amostral e não censitária, como a ANA.
Apenas os alunos do 3º ano do ensino fundamental de escolas públicas que aderiram ao PNAIC participarão da primeira edição da ANA. A prova será realizada na segunda metade de novembro e os relatórios de desempenho devem chegar às escolas em abril de 2014. Serão avaliadas habilidades em língua portuguesa e matemática.
Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA)
Para avaliar a qualidade do aprendizado, o ministério da Educação oficializou no começo de junho a avaliação anual e censitária para crianças que terminam o ciclo de alfabetização, do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, em escolas públicas.
A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) irá produzir índices sobre o conhecimento dos alunos e ajudar no cumprimento das metas do PNAIC. Outra avaliação ligada à alfabetização é a Provinha Brasil, que é aplicada em alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, no início e ao final do ano letivo. Porém, é uma prova amostral e não censitária, como a ANA.
Apenas os alunos do 3º ano do ensino fundamental de escolas públicas que aderiram ao PNAIC participarão da primeira edição da ANA. A prova será realizada na segunda metade de novembro e os relatórios de desempenho devem chegar às escolas em abril de 2014. Serão avaliadas habilidades em língua portuguesa e matemática.
Em 2014, os alunos
do 2º ano do fundamental também serão avaliados, para que haja tempo hábil de
intervir pedagogicamente antes que as crianças terminem o ciclo.
A ANA faz parte do
Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), também composto pela Avaliação
Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar
(Anresc), também conhecida como Prova Brasil. A primeira é feita de modo
amostral por estudantes dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do
Ensino Médio das redes pública e privada. A segunda é censitária nos 5º e 9º
anos do fundamental da rede pública.
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