quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012



PARA TRABALHAR NA SALA DE AULA

Do 1º ao 4º ano
A saúde é compromisso de todos
Símbolo: organizar um painel com imagens que representem a saúde e a doença. Exemplo: imagens com pessoas bebendo água, praticando esportes, patinando, comendo frutas ou verduras, fazendo piquenique, andando de bicicleta e outras figuras que representem vários tipos de doença ou situações que possam provocá-la.
1. Acolhida
Colocar as crianças em círculo e conversar sobre a importância da saúde em nossa vida. Em seguida, mostrar o painel e solicitar que cada uma escolha, entre as figuras, uma que represente para ela a saúde e explique o porquê da escolha.
2. Falando de saúde, precioso bem de todos
Vendo a vida
A onça estava com dor de dente. Seu grito de dor se ouvia em toda a floresta. Não sabendo a quem recorrer, foi até as margens do rio buscar uma folha que pudesse mastigar para aliviar sua dor. Qual não foi sua surpresa quando percebeu um grande movimento dos animais reunidos em assembleia!
Ela, então, tomou conhecimento de que havia uma epidemia de dengue em toda a região, em virtude da grande proliferação de mosquitos por conta da poluição e das águas acumuladas em recipientes plásticos. Muitos discursos inflamados exigiam providências. Soube também que o macaco Chico, seu amigo, estava hospitalizado, em decorrência da doença.
Imediatamente, a onça procurou o hospital para ser solidária a seu amigo enfermo e para buscar ajuda para sua dor de dente.
A onça ficou espantada com o que viu: seu amigo macaco tomando soro no chão sujo e cheio de baratas. Soube também que, para o atendimento odontológico, era necessário entrar numa lista de espera que já continha 2 mil nomes. A onça, revoltada, ligou para a TV ir registrar o que estava acontecendo! O repórter Bem-te-vi chamou o Dr. Gato, responsável pelo hospital, para prestar esclarecimentos. Este falou que a situação era crítica e que todos precisavam lutar por uma saúde pública de qualidade, fazendo uma mobilização para que ela fosse levada a sério e tratada com mais atenção e prioridade.
  • Será que essa história, que aconteceu com os animais da floresta, acontece também com as pessoas?
  • Que relação podemos estabelecer entre limpeza, higiene e saúde?
  • De que forma a doença do macaco Chico poderia ter sido evitada?
  • Que investimentos o hospital deveria fazer para enfrentar uma situação de epidemia?
3. Para ficar sabendo
  • Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental, social e espiritual, e não apenas a ausência de doenças (Organização Mundial da Saúde).
  • Saúde pública é a ciência e a arte de evitar doenças, prolongar a vida e desenvolver a saúde das populações através de esforços organizados pelos órgãos do governo para o saneamento do meio ambiente, o controle de infecções, a organização de serviços médicos e paramédicos, tendo em vista o diagnóstico precoce e o tratamento preventivo de doenças, assegurando um padrão de vida adequado à manutenção da saúde (adaptado de Rouquayrol, 1994).
  • Problemas não resolvidos nos serviços de saúde devem ser comunicados à ouvidoria do SUS através do Disque Saúde, telefone 136.

4. Palavra de Deus: saúde e vida – Jo 13, 34–35
Como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Nisso conhtdes amor uns pelos outros.
A palavra de Deus em nossa vida
  • Você já viu uma pessoa cuidando de alguém com amor?
  • Quais as recomendações que as pessoas que lhe querem bem fazem para que você tenha saúde?
5. Promoção da saúde e missão pela vida
Pessoas que cuidam dos outros
Há pessoas que têm o dom de cuidar dos outros. São Camilo de Lélis, um grande santo da Igreja, foi uma pessoa assim. Aos 25 anos, quando se tornou administrador do Hospital São Tiago, percebeu que os enfermeiros tratavam mal os doentes e que estes precisavam não só de remédios, mas também de atenção e de palavras de fé. Começou, então, a cuidar dos doentes e convidou outras pessoas para fazerem o mesmo.
Criou, assim, por amor a Deus, uma congregação religiosa para tratar dos enfermos. Durante o tempo da peste em Roma, embora doente e sofrendo dores horríveis no pé, ia de casa em casa socorrendo e consolando os doentes. A muitos ajudou através da Palavra e pela oração, conseguindo várias curas e conversões.
  • Conte a história de São Camilo para seus pais ou para outra pessoa da família e pergunte se conhecem a vida de alguém que agiu de modo parecido.
  • Partilhe com seus colegas e escreva, junto com eles, uma história cujo título seja: O Amor Pode Curar.

6 comentários:

  1. Adorei si puder passar mais dicas eu agradeço

    ResponderExcluir
  2. olá tudo bem,passei para conhecer seu blog e convidar para quando puder visitar o meu fk com Deus bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza irei visitar com maior prazer, obrigado pela visita e fique com DEUS.

      Excluir
    2. quero saber o q vc acha q deve ser respondido nas perguntas sobre salvador? fico agradecida se min responder.bjs.vlw.

      Excluir
    3. do 5 ao 9 ano viu

      Excluir