OBJETIVO GERAL
Possibilitar aos alunos do 6.º ao 9.º Ano, que apresentam dificuldades de
aprendizagem, melhores condições para acompanhar o processo de
ensino-aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar problemas relacionados à aprendizagem apresentados pelos alunos
do curso mencionado; Realizar um trabalho de recuperação de aprendizagem em
cada uma das disciplinas.
JUSTIFICATIVA
O homem, segundo CASTRO (apud SISTO, 1996), é uma organização complexa provida
de mecanismos de auto-regulação, que tem não apenas a função de conservar o
sistema, vencendo obstáculos e superando perturbações, mas também, de promover
a construção e o aperfeiçoamento de estruturas e funções ultrapassando a cada
momento suas possibilidades.
Esta visão progressista da vida mental situa-se no nível de uma interação
ideal entre o sujeito e o meio no qual um e outro não manifestem impedimentos
fundamentais.
Nesta busca do meio e desse aperfeiçoamento, o indivíduo se depara com
muitas derrotas, que, no entanto devem ser transformadas em vitórias,
utilizando-se o potencial educativo de cada um. Muitas vezes estes obstáculos
tornam-se extremamente difíceis de serem transpostos e somente com o auxílio de
um mediador eficiente isto acontece.
Quando nos reportamos ao ambiente escolar, vemos estes obstáculos
aparentemente intransponíveis, na forma de problemas de aprendizagem. Para PAIN
(1992), estes são caracterizados como aqueles que atentam contra a normalidade
do processo ensino aprendizagem, qualquer que seja o nível cognitivo do
sujeito. Ou seja, podendo estar relacionados à causas físicas, sensoriais,
neurológicas, emocionais, intelectuais, emocionais ou socioeconômicas.
A escola tem o compromisso, inclusive legal, conforme consta na Lei 9.394 de
20/12/96, artigo 24, parágrafo V, de identificar estas situações e promover a
recuperação paralela para que o processo de aprendizagem ocorra para todos.
Acreditamos que quando a intervenção acontece no âmbito escolar, aumenta a
possibilidade de sanar-se o problema, uma vez que o processo é mais rápido e
proximal com todos os envolvidos (educandos, pais e professores).
ORGANIZAÇÃO
Haverá 2 modalidades de atendimento, respeitando as necessidades de cada
faixa etária.
6.º ano
OFICINAS PEDAGÓGICAS
- Linguagem
- Lógica Matemática
- Habilidades de estudo
- Linguagem
- Lógica Matemática
- Habilidades de estudo
7.º ao 9.º ano
AULAS DE RECUPERAÇÃO
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Ciências
- História
- Geografia
- Física
- Química
- Matemática
- Ciências
- História
- Geografia
- Física
- Química
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
OFICINAS PEDAGÓGICAS
Ministradas por uma pedagoga, desenvolverão nos alunos, através de uma
abordagem psicopedagógica as habilidades necessárias para o desenvolvimento da
aprendizagem dos conteúdos de sala de aula. O encaminhamento para esta oficina
será realizado a partir da observação dos professores em sala de aula em acordo
com a coordenação psicopedagógica. Os alunos serão convocados através de
contato com a família e posterior envio de comunicado escrito com as
informações.
AULAS DE RECUPERAÇÃO
As aulas de recuperação acontecerão no horário oposto, ministradas
preferencialmente pelo próprio professor da disciplina, utilizando várias
estratégias metodológicas para garantir a aprendizagem de seus alunos. A partir da terceira semana de aula os
horários são divulgados pelos próprios professores e no site da escola. Após os
primeiros momentos avaliativos cada professor pode convocar por escrito os
alunos que demonstrarem dificuldades.
OBSERVAÇÃO: Todos os profissionais envolvidos nas oficinas
serão acompanhados pela Coordenação Psicopedagógica, para verificação do
cumprimento dos objetivos e busca de novas estratégias e novos recursos.
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