1-
Olhar para o aluno é o primeiro passo, mas não é olhar para admirá-lo e sim
para observar o que o próprio aluno acha atrativo, para conseguir obter
informações a respeito do gosto dos alunos. Mas não basta saber o que o aluno
gosta, é preciso que o professor se utilize disto para chamar a atenção do
aluno para a aula, ou seja, o professor deve simplesmente encontrar meios de
usar isto em suas aulas. Este não é somente um meio de chamar a atenção do
aluno, mas também de interagir com ele e mostrar que o professor não é um
alienígena rústico que só quer ferrar com a vida dos alunos nos dias de
avaliação.
2-
Usar outros recursos além dos didáticos é outra forma de tornar as aulas mais
atrativas. Este ponto está relacionado e intrinsecamente ligado ao primeiro
supracitado. Ao saber dos gostos do aluno o professor tem de se debruçar à
tarefa de pesquisar recursos que trabalhem os gostos dos alunos. Para qualquer
gosto haverá com certeza algum vídeo, poema, notícia, entrevista, imagem,
música, enfim, algo que não seja o básico do dia a dia em sala de aula e que,
principalmente, envolva o gosto do aluno. O fato de o conteúdo estar sendo
trabalhado com algo que o aluno já gosta a priori é um grande passo para que
ele seja envolvido pela aula.
3-
Atualizar-se a respeito das novas tecnologias e utilizá-las nas aulas é também
um meio de tornar as aulas mais atrativas. Em algumas escolas é possível que se
utilize aparelhos que chamam a atenção dos alunos, como Datashow, TV, aparelho
de som, retroprojetor, etc.. Em uma escola isto se torna atrativo por ser algo
que se desconecte de uma prática tradicional de ensino, a qual é baseada no
ensino via oral, quadro branco/negro, giz, livro e caderno. Alguém tem dúvida
de que uma geração que utiliza computador, notebook, i-pad, i-phone, tablets e
internet, alunos que tem informação rápida na palma das mãos, que lidam o tempo
todo com o mundo digital irão se sentir atraídos por algo tão “século passado”?
Obviamente que não. Então, sempre que possível é importante que os professores
utilizem as novas tecnologias em suas aulas.
4-
Estabelecer uma relação mais próxima com os alunos é outra forma de trazê-los
para a aula. De certo, não parece possível que um professor possa utilizar tudo
o que foi supracitado mantendo uma relação de distancia com relação aos alunos.
A condição de possibilidade mais importante para que a aula seja atrativa é que
ela seja conduzida por alguém atrativo, ser turrão, fechado, com cara de poucos
amigos afasta os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário