segunda-feira, 11 de novembro de 2013

ELEMENTOS BÁSICOS PARA UMA AULA MAIS ATRATIVA

1-      Olhar para o aluno é o primeiro passo, mas não é olhar para admirá-lo e sim para observar o que o próprio aluno acha atrativo, para conseguir obter informações a respeito do gosto dos alunos. Mas não basta saber o que o aluno gosta, é preciso que o professor se utilize disto para chamar a atenção do aluno para a aula, ou seja, o professor deve simplesmente encontrar meios de usar isto em suas aulas. Este não é somente um meio de chamar a atenção do aluno, mas também de interagir com ele e mostrar que o professor não é um alienígena rústico que só quer ferrar com a vida dos alunos nos dias de avaliação.

2-      Usar outros recursos além dos didáticos é outra forma de tornar as aulas mais atrativas. Este ponto está relacionado e intrinsecamente ligado ao primeiro supracitado. Ao saber dos gostos do aluno o professor tem de se debruçar à tarefa de pesquisar recursos que trabalhem os gostos dos alunos. Para qualquer gosto haverá com certeza algum vídeo, poema, notícia, entrevista, imagem, música, enfim, algo que não seja o básico do dia a dia em sala de aula e que, principalmente, envolva o gosto do aluno. O fato de o conteúdo estar sendo trabalhado com algo que o aluno já gosta a priori é um grande passo para que ele seja envolvido pela aula.

3-      Atualizar-se a respeito das novas tecnologias e utilizá-las nas aulas é também um meio de tornar as aulas mais atrativas. Em algumas escolas é possível que se utilize aparelhos que chamam a atenção dos alunos, como Datashow, TV, aparelho de som, retroprojetor, etc.. Em uma escola isto se torna atrativo por ser algo que se desconecte de uma prática tradicional de ensino, a qual é baseada no ensino via oral, quadro branco/negro, giz, livro e caderno. Alguém tem dúvida de que uma geração que utiliza computador, notebook, i-pad, i-phone, tablets e internet, alunos que tem informação rápida na palma das mãos, que lidam o tempo todo com o mundo digital irão se sentir atraídos por algo tão “século passado”? Obviamente que não. Então, sempre que possível é importante que os professores utilizem as novas tecnologias em suas aulas.

4-      Estabelecer uma relação mais próxima com os alunos é outra forma de trazê-los para a aula. De certo, não parece possível que um professor possa utilizar tudo o que foi supracitado mantendo uma relação de distancia com relação aos alunos. A condição de possibilidade mais importante para que a aula seja atrativa é que ela seja conduzida por alguém atrativo, ser turrão, fechado, com cara de poucos amigos afasta os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário