segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A POSTURA DO PROFESSOR X AMBIENTE ESCOLAR

A escola está inserida no contexto de mundo a  compreensão do ambiente escolar considera, então, o mundo a partir das pessoas que organizam o espaço escolar. 

Para haver ambiente favorável aos educadores, se faz necessário o cumprimento das normas estabelecidas pela escola, valorizando a profissão e incentivando o intercambio entre todo o corpo diretivo, docente e demais funcionários da escola. O trabalho faz parte da formação humana e para aprender a sobreviver neste mundo a  humanidade precisa de trabalhadores capazes de transformar a natureza para o próprio bem respeitando as dimensões bioéticas.

Assim, todos estão interligados, professor, funcionários da escola, toda a estrutura educacional, é inevitável que a postura fora da sala de aula do professor irá  afetar todo o entorno educacional.  

Para grande parte do pensamento antigo e até Aristóteles, o diálogo não é somente uma das formas pelas quais se podem exprimir o discurso filosófico, mas a sua forma própria e privilegiada, porque esse discurso não é feito pelo filósofo a si mesmo, mas é um conversar, um discutir, um perguntar e responder entre pessoas associadas pelo interesse comum da pesquisa. 

Bom, a escola é um ambiente de constante diálogo, onde todos nós devemos  debater as melhores formas de educar, e é neste momento que as ideias, os valores ganham destaque principal, da mesma forma como os alunos sofreram influência os demais colegas de educação também sofrerão. Não seria difícil até mesmo pensar que estes após perceberem as conquistas obtidas pelo professor como alunos mais sociáveis, que compreendem a matéria cm maior facilidade devido à atenção dada a ele, conquistas que facilitariam todo o processo de aprendizagem então  os outros colegas de profissão  também adotariam  esta postura mais positiva com valores éticos, pensem em mudar a sua postura perante os seus colegas e também seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário