sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

TRABALHANDO A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014 NA ESCOLA - VI

Orientação para o professor

A Igreja do Brasil está atenta à triste realidade do tráfico humano. Tanto é que a Campanha da Fraternidade de 2014 terá como tema “Fraternidade e Tráfico de Pessoas” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). Que tem como objetivo Identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.

OLHANDO A REALIDADE

O TRÁFICO HUMANO E A ECONOMIA

         País lança novo Plano para enfretamento ao trafico de pessoas.
        Lançado em Brasília (DF), o II Plano de Enfretamento ao tráfico de Pessoas é resultados da colaboração de mais de 1.500 cidadãos de distintas instituições governamentais e não governamentais. O plano foi coordenado pelo governo federal, por meio do Ministério da Justiça, da Secretaria de Direitos Humanos, e da Secretaria de políticas para mulheres.
        Com investimento de R$ 5,9 milhões, o plano tem 115 metas previstas até 2016, incluindo capacitação de 400 agentes e cooperação jurídica internacional, além da implantação de 10 novos núcleos ou postos de atendimentos. Os postos serão situados em cidades na região de fronteira seca. Desde 2008, já foram investidos R$ 5,2 milhões na implementação desta rede.
        
PARA PENSAR E RESPONDER:

1) Qual a importância do investimento para superação do tráfico humano?
2) Além daquela do governo federal, você conhece mais alguma iniciativa de investimento no combate ao tráfico humano?
3) Por que o investimento no tráfico humano é tão grande?

4) Você acha que o investimento realizado pelo governo brasileiro pode fazer frente a este tipo de crime? Por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário