sábado, 4 de janeiro de 2014

TRABALHANDO A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014 NA ESCOLA - VII

Orientação para o professor

A Igreja do Brasil está atenta à triste realidade do tráfico humano. Tanto é que a Campanha da Fraternidade de 2014 terá como tema “Fraternidade e Tráfico de Pessoas” e lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). Que tem como objetivo Identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus.

OLHANDO A REALIDADE

O TRÁFICO HUMANO E OS VALORES HUMANOS

         Entende-se por direitos humanos aqueles que o Homem tem de viver livre e dignamente. Caracterizam-se por serem universais, inalienáveis, indivisíveis e interdependentes. A sua universalidade deve-se ao fato de todas as pessoas usufruírem deles, independentemente do seu gênero, raça, etnia, nacionalidade, religião ou qualquer outra característica. A sua inalienabilidade consiste no fato destes direitos serem inerentes a cada ser humano, isto é, não podem ser cedidos nem retirados por ninguém. Indivisibilidade é uma característica que está relacionada com o fato de os direitos não serem hierarquizáveis, nem ser possível prescindir de uns para promover outros, dado que todos são igualmente importantes para  o padrão de vida digno das sociedades.
            Interdependência dos direitos humanos prende-se com o fato de todos os direitos estarem relacionados, pois a ausência ou violação de um pode implicar o não cumprimento de outros.
        
PARA PENSAR E RESPONDER:

1) Por que o tráfico humano viola os direitos humanos?
2) A situação econômica pode ser condição para a existência ou não de direitos humanos?
3) Por que devemos procurar outros modos de ver e pensar os direitos humanos?

4) Qual a relação entre esse modo diferente de pensar e a luta contra o tráfico humano?

Nenhum comentário:

Postar um comentário