Aperfeiçoar a formação profissional dos professores
é uma medida de suma importância em qualquer esforço visando melhorar a
qualidade da educação. A valorização e qualificação dos professores é
considerada fundamental para a melhoria da qualidade da educação, assumida
pelos Estados Membros da UNESCO, incluindo o Brasil, em dois dos seis objetivos
(objetivos 2 e 6) do Marco de Ação de Dacar (2000 - Declaração
sobre Educação para Todos, Dacar).
É de importância vital estabelecer vínculos entre
os resultados das avaliações de aprendizagem e a formação dos professores,
tanto a inicial como a educação continuada, a fim de que o processo de
aprendizagem em sala de aula possa ser efetivamente renovado. Igualmente
importante é a criação de planos de carreira para os professores e os demais
profissionais da área educacional.
Resultados de estudos mostram que ainda há
- Índices insatisfatórios nos desempenhos dos alunos dos primeiros anos de educação básica nas disciplinas de matemática e língua portuguesa;
- Resultados insatisfatórios ou ainda mais graves que são encontrados nas últimas séries do ensino fundamental e médio.
Para melhorar a qualidade da
educação, conforme registra o relatório da UNESCO da Comissão Internacional
sobre a Educação para o século XXI, "Educação: um tesouro a
descobrir": "é preciso, antes de mais nada, melhorar o recrutamento,
a formação, o estatuto social e as condições de trabalho dos professores pois
estes só poderão responder ao que deles se espera se possuírem os conhecimentos
e as competências , as qualidades pessoais, as possibilidades profissionais e a
motivação requeridas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário