Nos dias de hoje, tornou-se trivial o comentário de
que a tecnologia está presente em todos os lugares, o que certamente seria um
exagero. Entretanto, não se pode negar que a informática, de forma mais ou
menos agressiva, tem intensificado a sua presença em nossas vidas.
Gradualmente, o computador vai tornando-se um aparelho corriqueiro em nosso
meio social. Paulatinamente, todas as áreas vão fazendo uso deste instrumento e
fatalmente todos terão de aprender a conviver com essas máquinas na vida
pessoal assim como também na vida profissional.
Na educação não seria diferente. A manipulação dos
computadores, tratamento, armazenamento e processamento dos dados estão
relacionados com a ideia de informática. O termo informática vem da aglutinação
dos vocábulos informação + automática. Buscando um sentido léxico,
pode-se dizer que Informática é: “conjunto de conhecimentos e técnicas ligadas
ao tratamento racional e automático de informação (armazenamento, análise,
organização e transmissão), o qual se encontra associado à utilização de
computadores e respectivos programas”.
Estudioso do assunto, refere-se ao computador como
“uma máquina que possibilita testar ideias ou hipóteses, que levam à criação de
um mundo abstrato e simbólico, ao mesmo tempo em que permite introduzir
diferentes formas de atuação e interação entre as pessoas.” Sendo, por
conseguinte, um equipamento que assume cada vez mais diversas funções. Como
ferramenta de trabalho, contribui de forma significativa para uma elevação da
produtividade, diminuição de custos e uma otimização da qualidade dos produtos
e serviços. Já como ferramenta de entretenimento as suas possibilidades são
quase infinitas.
Através da Internet, é possível ignorar o espaço físico, conhecer e conversar com pessoas
sem sair de casa, digitar textos com imagens em movimento (gifs), inserir sons,
ver fotos, desenhos, ao mesmo tempo em que podemos ouvir música, assistir
vídeos, fazer compras, estreitar relacionamentos em comunidades virtuais,
participar de bate-papos (chats), consultar o extrato bancário, pagar contas,
ler as últimas notícias em tempo real, enfim, trabalho e lazer.
Embora
seja um instrumento fabuloso devido a sua grande capacidade de armazenamento de
dados e a facilidade na sua manipulação não se pode esquecer que este
equipamento não foi desenvolvido com fins pedagógicos, e por isso é importante
que se lance sobre o mesmo um olhar crítico e se busque, face às teorias e
práticas pedagógicas, o bom uso desse recurso. O mesmo só será uma excelente ferramenta,
se houver a consciência de que possibilitará mais rapidamente o acesso ao
conhecimento e não, somente, utilizado como uma máquina de escrever, de
entretenimento, de armazenagem de dados. Urge usá-lo como tecnologia a favor de
uma educação mais dinâmica, como auxiliadora de professores e alunos, para uma
aprendizagem mais consistente, não perdendo de vista que o computador deve ter
um uso adequado e significativo, pois Informática Educativa nada tem a ver com
aulas de computação.
A
Informática Educativa privilegia a utilização do computador como a ferramenta
pedagógica que auxilia no processo de construção do conhecimento. Neste
momento, o computador é um meio e não um fim, devendo ser usado considerando o
desenvolvimento dos componentes curriculares. Nesse sentido, o computador
transforma-se em um poderoso recurso de suporte à aprendizagem, com inúmeras
possibilidades pedagógicas, desde que haja uma reformulação no currículo, que
se crie novos modelos metodológicos e didáticos, e principalmente que se
repense qual o verdadeiro significado da aprendizagem, para que o computador
não se torne mais um adereço travestido de modernidade.
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